TIRO DE GUERRA CONVOCA JOVENS DE 18 ANOS PARA ALISTAMENTO MILITAR PDF Imprimir E-mail
De 20 de janeiro a 30 de junho, todos os jovens que completam 18 anos em 2014 devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM), localizada na Rua 13 de Maio, 2171, no Centro, para providenciar o alistamento. 
 
Todo cidadão brasileiro do sexo masculino é obrigado a se alistar no Serviço Militar, ao completar 18 anos. Naturalizados ou optantes pela nacionalidade brasileira, também devem se alistar a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção.
 
Para se alistar é necessário: Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); Registro de Emancipação (no caso dos índios);  Duas fotos 3x4 (sem data e recente); Comprovante de residência.
 
O cidadão que ficar em débito com o Serviço Militar, não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades. 
 
O cidadão que se alistou no primeiro semestre do ano em que completou 18 anos de idade e tem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), com as anotações em dia (carimbos no verso), está com as obrigações militares regularizadas. Os que foram dispensados devem portar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para estar regularizado. 
 
Tenente José Costa Nascimento Corrêa, Delegado de Serviço Militar da 5ª Delegacia de Serviço Militar, chegou a São Carlos na última semana para assumir o cargo de delegado e aproveitou para fazer o convite aos jovens sãocarlenses: “De 20 de janeiro a 30 de junho, compareçam ao alistamento, não faltem e comecem essa longa caminhada que é a regularização do serviço militar.”, pediu Corrêa.
 
Seleção Geral:
 
Na seleção geral o cidadão será avaliado em uma série de testes. Passará por exames médico e dentário, prova de força, exames psicológicos e entrevista. O que avalia as condições físicas, aptidões e preferências do alistado.
 
Os considerados aptos deverão retornar no início do ano seguinte para saber se foram incorporados ao Exército ou dispensados do Serviço Militar. Os dispensados receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Isenção (CI).
 
Na seleção geral o cidadão deve evitar comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. E deve levar os seguintes documentos: Certificado de Alistamento Militar (CAM); Carteira de identidade (RG); Certidão de Nascimento dos filhos, se tiver; Certidão de Casamento original, se for o caso; Declaração escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência (opcional).
 
(20/01/2014)
 


Compartilhe essa informação
 
 

Menu Notícias