CINE SÃO CARLOS APRESENTA MOSTRA “INDIANISMOS” PDF Imprimir E-mail

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, com apoio do Cine São Carlos, apresenta a mostra “Indianismos”, no dia 28 de abril, a partir das 18h30.

 

Com aproximadamente quatro horas de projeção, a mostra traz múltiplos olhares sobre a questão indígena, que tem sido pouco discutida. São filmes que embora façam parte da cinematografia do Brasil, não são mostrados com frequência. A entrada é gratuita.

 

Para a abertura da mostra, o documentário “Coração do Brasil”, com direção de Daniel Solá Santiago, conta a história de três participantes da expedição que demarcou o centro geográfico do Brasil, em 1958. Eles revisitam aldeias, reencontrando personagens e verificando a presente condição dos indígenas. O trio participou da expedição liderada pelos irmãos Villas Boas e organizada pela Fundação Brasil Central.

 

Na sequência, a animação “Awara nane putane: Uma história do cipó”, do diretor Sérgio Carvalho, conta o mito de origem da bebida sagrada e da cultura yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco linguístico Pano.

 

Para encerrar a programação, o drama “Como era gostoso o meu francês”, filme do diretor Nelson Pereira dos Santos, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim, sensibiliza o espectador por meio de uma história de amor improvável, entre um prisioneiro de guerra caucasiano e uma índia.

 

Confira a programação:

 

Mostra “Indianismos”

Dia: 28 de abril, a partir das 20h00.

Local: Cine São Carlos (Rua Major José Inácio, 2154).

·        “Coração do Brasil” – Classificação indicativa: Livre.

·        “Awara nane putane: Uma história do cipó” – Classificação indicativa: 14 anos.

·        “Como era gostoso o meu francês” – Classificação indicativa: 10 anos.

 

(23/04/2014)

 

 



Compartilhe essa informação