PREFEITURA INAUGURA ESPAÇO COM OBRAS DE SALVADOR DALÍ PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura e com apoio da Fundação Pró-Memória, inaugurou na manhã desta quarta-feira (09), o Espaço Cultural Acervo Antônio Ibaixe, que abriga 100 gravuras do artista plástico espanhol Salvador Dalí, que retratam o poema épico do italiano Dante Alighieri “A Divina Comédia”.
 
Localizado na Rua Major José Inácio 2048, em frete ao Museu Tolentino na Praça Coronel Sales, no Centro da cidade, o espaço escolhido para abrigar o acervo passou por uma reforma, ganhando segurança e condições necessárias para a preservação das obras. O local também recebeu cores em tons de vermelho, onde estão expostas as gravuras que retratam o inferno, cinza para as gravuras que mostram o purgatório e tons claros para as que retratam o céu.
 
Estrategicamente distribuídos, os quadros oferecem para os visitantes uma viagem do centro da terra ao céu, respeitando a estrutura seqüencial “Poema Sagrado de Dante”, criado por Salvador Dalí, sob encomenda do governo italiano em comemoração aos 700 anos do nascimento de Dante.
 
As obras, que tem autenticidade comprovada, foram adquiridas pelo empresário Lover Ibaixe nos anos 60 e agora doadas para o município. Durante a inauguração do Espaço Cultural, o empresário falou da satisfação em presentear o acervo para a sua terra natal. “Estou muito honrado e feliz em presentear minha terra natal com essas obras, que agora, ficarão expostas para toda a população neste espaço maravilhoso que leva o nome do meu pai.”, disse Lover.
 
A exposição é aberta ao público, com visitação monitorada em grupo de 20 pessoas. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento Claudio Di Salvo e da Primeira dama Alice Altomani, descerrou a placa do novo espaço cultural e presenteou o empresário Lover Ibaixe com um exemplar do catálogo da exposição.
 
Durante a visitação, o prefeito agradeceu o presente para a cidade de São Carlos. “Quero agradecer o senhor Lover Ibaixe, pois a cidade agora está mais engrandecida com este presente. O espaço que acabamos de inaugurar, além de oferecer uma cultura de excelente qualidade para todos os visitantes, vai possibilitar a pesquisa de uma arte de estilo único, despertando ainda mais o interesse das futuras gerações”, conclui Paulo Altomani.
 
A cerimônia de inauguração do Espaço Cultural Acervo Antônio Ibaixe, também contou com a participação do vereador Lucão Fernandes (representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral), do curador da exposição, Hilário Domingues Neto, do Coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, do Presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques e do Secretário Municipal de Obras Públicas, Márcio Marino.
 
Prestigiaram o evento, os secretários municipais Júlio Soldado (Governo), Wiviane Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Alfredo Colenci (Planejamento e Gestão), Lauanna Campagnoli (Habitação e Desenvolvimento Urbano), o procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o presidente da PROHAB, Mauro Luiz Moraes, o diretor da FESC, Nelson Lourenço, o Sub-comandante da Guarda Municipal, Mendes Júnior, o superintendente das administrações regionais, José Francisco Pires, o coordenador do Museu Professor Mário Tolentino, Paulo Roberto Milanez, a chefe da Divisão de Artes Cênicas do Teatro Municipal, Maria Alice de Oliveira Rizzo, a diretora do Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo, o coordenador do Centro Cultura da USP, Ciro Júlio Cellurale, o gerente de Governo do Banco do Brasil, Paulo Roberto Chiossi, representando a Empresa Arteris, Milena Arthur, o artistas Antonio Alfonso Luciano e Marcos Roberto Caligaris, o subcomandante do 38º Batalhão da PM, Major Alexandre Wellington e o Comandante do 38º Batalhão da PM, tenente Coronel Jean Charles Zanato.
 
(09/07/2014)
 


Compartilhe essa informação