REUNIÃO DISCUTE PROJETO PILOTO PARA ATENÇÃO BÁSICA E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PDF Imprimir E-mail

altO secretário Municipal de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli, acompanhado da diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero e da chefe de Divisão de Pronto Atendimento, Marilene Félix Buzinari, participou na manhã desta quinta-feira (31), do terceiro dia do encontro promovido na Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde da Universidade Federal de São Carlos (USPPS/UFSCar), que discutiu ações que envolvem educação permanente para os profissionais da saúde, com enfoque na Atenção Básica e Urgência e Emergência.

 

Estiveram presentes,  os coordenadores e diretores dos Cursos da Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Equipe Técnica em Saúde de Andaluzia da Espanha, representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), daOrganização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

 

Objetivando potencializar as atividades de simulação na USPPS e também a reciclagem permanente dos profissionais de saúde, o encontro contou com uma explanação do projeto piloto de parcerias para a criação e gestão do centro de simulação realística em saúde, firmado entre Ministério da Saúde, Educação e UFSCar e, também, o início de trabalho com as matrizes lógicas, que englobam a identificação de competências, áreas de conhecimento, perfis a formar, indicadores entre outros.

 

A coordenadora da USPPS, doutora Andréa Aparecida Contini, explicou que a implementação do projeto é uma iniciativa que vai de encontro com o advento do programa Mais Médicos, que procura não só a abertura da escola para os médicos do programa, mas também a busca de melhoria do sistema de saúde de uma maneira geral. “O grupo vem nos trazer expertise em várias linhas de atuação, tanto no ambiente de laboratório através das simulações, como na reciclagem dos profissionais já atuantes na rede, melhorando de um modo geral o potencial de atendimento que a saúde necessita”.

 

Inserido através de uma carta acordo com a Espanha, a concepção tem projeção de expansão nacional, colocando a UFSCar e o Município de São Carlos em evidência. Segundo Marcus Petrilli, a proposta estreita ainda mais a relação produtiva da Secretaria de Saúde com a Universidade. “Já temos um cenário positivo com preceptores e alunos dentro das USF´s, UBS´s e até na Santa Casa. Com a implantação do projeto piloto, a cidade passará a receber incentivos Federais para adequação da rede, que vai de encontro com nosso trabalho que é levar o melhor atendimento para toda população.”, conclui o secretário.

 

 

 

(31/07/2014)

 

 



Compartilhe essa informação