ATIVIDADES NA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA TÊM INÍCIO COM MOBILIZAÇÃO SOCIAL E OFICINAS PDF Imprimir E-mail

altApós várias reuniões entre representantes de secretarias e órgãos municipais envolvidos, a Prefeitura de São Carlos realizou, na tarde desta quarta-feira (28), uma primeira ação de mobilização social, como início das atividades na Praça dos Esportes e da Cultura, no São Carlos VIII.

 

Representantes da Coordenadoria de Cultura, da Secretaria de Esportes e Lazer e do Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) estiveram no bairro para apresentar o novo equipamento social aos moradores, convidando-as para participar de uma série de oficinas, que terão início na próxima quarta-feira (3).

 

A Praça do Esporte e da Cultura no São Carlos VIII – PAC – é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, e oferece uma estrutura de três mil metros quadrados divididos em dois blocos, com salas de exposição, sala multiuso e biblioteca, além de área com playground; equipamentos de ginástica; pista de skate; quadra poliesportiva coberta; bicicletário; mesa de jogos e área verde.

 

Segundo o Diretor do Departamento de Planejamento e Orçamento, Kleber Renato Luchesi, o espaço deve funcionar para articulação entre a comunidade, entidade e o poder público para múltiplas atividades, tornando-se referência. “A gestão da Praça dos Esportes e da Cultura será realizada pela Prefeitura Municipal de São Carlos de forma compartilhada com a comunidade do entorno do equipamento”.

 

A chefe de Divisão de Ação Cultura, Jackeline Salmeirão de Rizzo, que participou da ação, explicou que para uma boa gestão do espaço será necessário a participação da comunidade, com a realização de parcerias institucionais. “Para isso serão desenvolvidas processos de mobilização social e capacitação com a comunidade e entidades, potencializando seu uso e sustentabilidade, ao longo do período de implantação da Praça. O objetivo central é envolver a comunidade na futura gestão do equipamento”.

 

As oficinas que integram as ações de mobilização social e de planejamento de gestão são dedicadas a mapeamento de lideranças e entidades locais; sensibilização sobre o projeto; objetivos, composição, regras e institucionalidade do grupo gestor; definição de usos e programação do equipamento público; planejamento e execução de intervenção artística / paisagísticas e serão realizadas de acordo com a seguinte relação:

 

 

 

 

OFICINAS

RESPONSÁVEL

 

 

2 – Gestão Compartilhada.

·         Coletividade

·         Conceito de gestão compartillhada

Coordenadoria de Cultura

Dia 03/09/2014, às 14h.

3- Grupo Gestor: Objetivo e Composição.

·         Quais os objetivos dos grupos

·         Quais os membros

Secretaria de Esportes e Lazer

Dia 05/09/2014, às 14h.

4-Grupo Gestor:

·         Regras e Institucionalidade

·         Regras de funcionamento dos grupos

·         Criar comissão para elaborar o estatuto do grupo

Coordenadoria de Cultura e CRAS

Dia 10/08/2014, às 14h.

5- Usos e Programação

·         Listar prioridades, atividades e programação

·         Listar parceiros para o funcionamento da praça

Coordenadoria de Cultura, CRAS e Secretaria de Esportes e Lazer

Dia 12/08/2014, às 14h.

6-Intervenção Artística, Paisagística e Planejamento

·         Definir ação de intervenção nas áreas verdes

·         Listar materiais e recursos necessários

Oficina de Grafite

Arborização do local.

Dia 17/09/2014.

 

7- Intervenção Artística, Paisagística e Ação

·         Executar ação nas áreas verdes

Arborização do local.

Dia 21/09/2014, às 9h

 

 

 

(27/08/2014)

 

 



Compartilhe essa informação