BIBLIOTECA ESCOLA DO FUTURO DA EMEB DALILA GALLI RECEBE APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA PDF Imprimir E-mail
altNa última quarta-feira (27), a Biblioteca Escola do Futuro da EMEB Dalila Galli, que faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI), recebeu a apresentação do grupo de capoeira Ginga Pura, para encerramento das atividades do mês de agosto. 
 
A atividade foi realizada com a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno e da professora Ana Celina Escobal, responsável pelos eventos que ocorrem à noite na Biblioteca. 
 
De acordo com a bibliotecária, Patricia Helena Paschoalotti Carpaxo, a atividade foi iniciada com uma pequena orientação teórica sobre a história da capoeira, que no Brasil se instaurou quando os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores. “Contamos um pouco da história da capoeira para os alunos, que entenderem o contexto da apresentação. Durante o mês de agosto, trabalhamos a questão do floclore. Com o objetivo de ilustrar esse tema foi apresentado a capoeira, um jogo da cultura africana”, explicou . 
 
Patricia contou que parcerias com a escola, a fim de complementar as atividades escolares, é muito válido, pois os alunos participam ativamente da programação e reconhecem a importância dessa iniciativa. “Os alunos gostaram muito das apresentações e também participaram da roda de capoeira, quando aprenderam alguns movimentos. Percebo que nesses eventos também há o envolvimento dos professores, fazendo com que o corpo escolar se aproxime mais da Biblioteca”, afirmou a bibliotecária. 
 
(29/08/2014)
 
 
 


Compartilhe essa informação