XIII SIPAT DISCUTE ASSUNTOS VOLTADOS À SAÚDE MENTAL NO TRABALHO PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, deu início segunda-feira (20), a XIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

 

Durante toda esta semana, estão sendo realizadas atividades com o objetivo de promover a conscientização do servidor, com foco em temas pertinentes, como palestras, treinamentos, testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

 

Na manhã desta terça-feira (21), diversos servidores compareceram para assistir a palestra “Transtorno mental e seus reflexos no ambiente de trabalho”, ministrada pela professora da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, Luciliene Cardoso.

 

Na oportunidade, a palestrante destacou os sintomas do transtorno mental e realizou um teste para que os servidores presentes pudessem descobrir se tinham algum problema relacionado à saúde mental no trabalho. Caso o teste apontasse algum tipo de problema mais grave, Luciliene orientou que o funcionário procurasse um clínico geral ou um psicólogo para resolver o caso. “O transtorno mental não é uma doença mental, mas pode vir a causar o adoecimento da mente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde o transtorno mental se deve pela alteração do modo de pensar, do humor e do comportamento, ele está associado à angústia expressiva”, disse ela.

 

A palestrante também informou que quando a saúde mental não está bem, há sofrimento mental, conflitos pessoais, baixa realização e satisfação profissional, ausência no trabalho, baixa qualidade do serviço, aposentadoria precoce, estresse crônico, exaustão emocional e adoecimento físico e mental. “O transtorno mental pode ser causado por fatores genéticos, orgânicos, psicológicos, ambientais, sociais e culturais”, explicou.

 

Na noite desta terça-feira (21), às 19 horas, no Teatro Municipal “Doutor Alderico Vieira Perdigão”, também foi realizada a palestra “Sofrimento e adoecimento no trabalho docente”, com o professor do Departamento de Educação da UFSCar, Eduardo Pinto da Silva, da qual foi voltada especialmente aos professores da rede municipal.

 

Para esta quarta-feira (22), às 8h30, está programada a palestra “Doença ocupacional, auxílio doença e acidente de trabalho”, ministrada pelo médico perito e coordenador da Perícia Médica do INSS de São Carlos, Nelson Gonçalves da Silva. 

 

Quinta-feira (23) será a vez da palestra “Segurança e seus desafios”, da qual será abordado qual é o papel da segurança, quais são os desafios e insalubridade, pelo Técnico de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, Francisco Anísio da Silva. 

 

 

 

(21/10/2014)



Compartilhe essa informação