CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO SEGUE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo, continua na rede municipal de Saúde por tempo indeterminado até atingir 95% da meta. O objetivo é atingir uma parcela maior das crianças do município. A vacinação é de graça e está sendo oferecida durante a semana em todas as 29 unidades de saúde do município.
 
Este é o 35º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. Todas as ações devem ser mantidas no estado de São Paulo até que aconteça a erradicação mundial da doença. O último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio. Agora a estratégia é vacinar todas as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias em todas as localidades.
 
O objetivo da campanha de seguimento contra o sarampo é manter elevadas e homogêneas as coberturas vacinais, que visam garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo, caxumba e rubéola no país. Todas as crianças dessa faixa etária devem receber a vacina tríplice viral, independentemente do número de doses recebidas anteriormente.
 
Neste ano, até o dia 4 de outubro, o Brasil apresentou 514 casos confirmados de sarampo, sendo 486 no Ceará, distribuídos em 21 dos 184 municípios do Estado. Aproximadamente 25% ocorreram em menores de um ano de idade e, 47% em pessoas entre 10 e 29 anos de idade. O surto da doença teve início em dezembro de 2013.
 
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, acredita que a campanha é muito importante para a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, a chamada imunidade de grupo. A dose aplicada será útil para cobrir eventuais falhas nas doses anteriores. Coberturas vacinais heterogêneas podem levar a formação de bolsões em pessoas não vacinadas possibilitando assim, a reintrodução dos polivírus.
 
A campanha acompanhará o cronograma do Estado de São Paulo, assim como os demais municípios da região. 
 
(10/12/2014)


Compartilhe essa informação