SAAE ORGANIZA MAPEAMENTO DE RISCO PDF Imprimir E-mail

Os novos membros eleitos e indicados, para a gestão 2015 da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) São Carlos, participaram nos dias 8,9,10,11 e 15 de dezembro, de um curso de formação ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Alves da Silva Fontes.
 
O curso, com carga horária de 20 horas, segue a determinação da Lei nº 6514 DE 22/12/1977 e Portaria 3214 de 08/06/1978 e contempla, entre outros, estudos do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo, além de identificação e mapeamento dos riscos do processo de trabalho. 
 
Segundo Marcelo Alves da Silva Fontes, a elaboração de um mapeamento de risco da sede da autarquia é uma das atribuições da CIPA, conforme determina a lei. “Esse processo promove uma maior integração entre os membros da CIPA, bem como proporciona um maior conhecimento em relação aos riscos que estão expostos em suas atividades laborais”, explicou. 
 
O assessor de obras e presidente substituto do SAAE, Woodrow N. L. Roma, ressaltou a contribuição que o trabalho da CIPA tem proporcionado à autarquia. “Com segurança e organização os projetos da autarquia podem ser concretizados de forma mais eficiente”. 
 
Além do mapeamento de riscos, foram apresentadas no curso a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos e organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
 
(15/12/2014)

 



Compartilhe essa informação