SAÚDE ALERTA PARA CASOS DE SARAMPO DENTRO E FORA DO PAÍS PDF Imprimir E-mail

altA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para a imunização e sintomas do Sarampo neste ano de 2015. O alerta é essencial para quem foi ou irá viajar fora do país, em especial para o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, no qual foi confirmado um aglomerado de 11 casos de sarampo com histórico de visitas a um popular parque turístico. A prevenção também é válida para quem irá viajar ou esteve nos estados brasileiros do Ceará e Pernambuco, locais que mais registraram casos positivos de sarampo nos anos de 2013 e 2104.

 

O sarampo é transmitido de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar. O período de incubação é de 7 a 18 dias e a transmissão ocorre cerca de 5 dias antes a 5 dias após o aparecimento de manchas na pele. É uma doença altamente contagiosa que pode apresentar complicações sérias como pneumonia, diarreia e encefalite, podendo levar à morte.

 

A vacina tríplice viral oferecida nos posto de saúde é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a caxumba e a rubéola (SCR). A imunização deve acontecer preferencialmente 15 dias antes de sair de viagem ou participar de eventos em massa. É importante que a população fique atenta e mantenha a carteira de vacinação contra o Sarampo atualizada. Pessoas de 2 até 19 anos devem constar na carteira duas doses da SCR e, acima desta idade, pelo menos uma dose da vacina. A proteção também é recomendada para crianças de seis meses a um ano de vida, que vão ficar expostas aos locais de risco.

 

Até 27 de dezembro de 2014, foram registrados nas Américas 1.786 casos de sarampo e quatro casos de rubéola, destes, 614 casos de sarampo e um caso de rubéola ocorreram nos Estados Unidos, e 512 casos de sarampo e um de rubéola no Canadá. O México registrou dois casos de sarampo, e a Argentina dois casos de rubéola. Em 07 de janeiro deste ano o Estado da Califórnia nos Estados Unidos, confirmou 11 casos de sarampo com histórico de visita ao popular parque turístico no estado, ocorridos no período entre 15 e 20 de dezembro.

 

Já o Brasil registrou até o dia 27 de dezembro de 2014, de acordo com últimos dados levantados, um número recorde de casos de sarampo em território nacional e um caso de rubéola. Os casos de sarampo se distribuíram nos estados do Rio de Janeiro (02), São Paulo (07), Pernambuco (24) e Ceará (654). No estado de São Paulo, dos 7 casos confirmados, em 4 deles a vigilância epidemiológica não identificou vínculo com fontes externas (viagens ou viajantes).

 

De acordo com chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, a população que for, ou foi viajar, deve ficar alerta a imunização e ao surgimento dos sintomas do Sarampo, evitando contato com outras pessoas até ser avaliado por um profissional de saúde. “Devemos considerar a situação epidemiológica internacional e nacional do Sarampo, o risco potencial de exposição ao vírus do sarampo e o retorno para início de ano letivo. Desta maneira é de grande importância a detecção precoce de casos suspeitos, possibilitando uma rápida resposta na deflagração das medidas de controle na interrupção da circulação e transmissão do vírus. Também é importante que todos assegurem estar com a vacina atualizada de acordo com o calendário estadual de vacinação”, concluiu.

 

 

(27/01/2015)