PREFEITURA REALIZA NEBULIZAÇÃO CONTRA A DENGUE NO CIDADE ARACY II PDF Imprimir E-mail

altDando continuidade no combate do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza até a próxima sexta-feira (30), o trabalho de nebulização casa a casa na região do Cidade Aracy II. O procedimento de bloqueio é necessário devido a um caso positivo e outros casos suspeitos no bairro. Para intensificar as ações de prevenção, um comitê com a parceria de diversas secretarias será formado.

 

Neste ano o município de São Carlos registrou nove casos positivos de dengue, sendo quatro deles autóctones, adquiridos nos bairros Jardim Real, Vila São José, Parque Fehr e Cidade Aracy, e outros cinco importados, contraídos nas cidades de Brotas (2 casos), Trabiju, Porto Ferreira e Pirassununga.

 

Durante o trabalho de nebulização é fundamental que os proprietários das residências colaborem com os agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. Para intensificar as ações no combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (29) no paço Municipal, uma reunião com o objetivo de formar um novo comitê que prevê ações conjuntas com diversas secretarias municipais.

 

 “É importante reforçar que a equipe de nebulização só está atuando nos bairros onde há casos confirmados de Dengue. Solicitamos a colaboração da população, em especial do Cidade Aracy que recentemente teve um caso positivo, na destruição de possíveis criadouros do mosquito da Dengue dentro das casas, visto que as pessoas portadoras do vírus circulam para outros locais e podem transmitir a doença após serem picadas pelo mosquito Aedes-aegypti”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

 

Além dos cuidados contra o mosquito, a Secretaria de Saúde também alerta para os sintomas da Dengue. A pessoa que sentir febre alta, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente atendimento médico nos serviços de saúde, onde será realizado o preenchimento da ficha de investigação que será encaminhada para a Vigilância Epidemiológica e equipe de controle de vetores, para a realização das atividades de bloqueio da transmissão da doença.

 

Segue lista de cuidados diários contra a dengue

- Limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

 

 

(28/01/2015)