SAAE PARTICIPA DE DEBATE PÚBLICO SOBRE O AQUÍFERO GUARANI PDF Imprimir E-mail

altO presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, Sergio Pepino, participou de debate público sobre o tema “Aquífero Guarani: até quando esta água pode abastecer a região central do Estado de São Paulo”, realizado na noite desde quinta-feira (26), na Câmara Municipal de São Carlos.

 

Alusivo ao Dia Mundial da Água, o debate contou também com apresentação do professor Edson Wendland, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP) e do geólogo José Luis Galvão Mendonça, do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de Araraquara. Durante o debate foram enfatizadas as ações do SAAE São Carlos, que garantiram que o munícipio não sofresse com a crise hídrica estadual do último ano.

 

Sergio Pepinoexplanou a atuação da autarquia, destacando que a captação de água, que abastece a cidade, é feita de forma ecologicamente e logisticamente equilibrada, principalmente para a manutenção do Aquífero Guarani. “Os 26 poços profundos oferecem 55% da água consumida e os outros 45% são garantidos pelos mananciais superficiais do Espraiado (15%) e do Ribeirão Feijão (30%)”, detalhou o presidente. “Precisamos continuar pensando no futuro e mantendo a eficiência tanto dos nossos  mananciais superficiais, quanto de nossa água subterrânea”.  

 

Presidido pelo vereador Lineu Navarro, o debate teve apoio da Reenvolta Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área Socioambiental.

 

 

(27/03/2015)