MORADORES DE RUA FAZEM TESTES RÁPIDOS DE DST NO CENTRO POP PDF Imprimir E-mail

altNesta sexta-feira (16), os moradores de rua, usuários do Centro de Referência para População em Situação de Rua, o Centro POP, foram submetidos a testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação aconteceu numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST-AIDS, do Centro de Atendimento de Doenças Crônicas, Isabela Gerin de Oliveira, os testes são realizados na Atenção Básica de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família, as USFs e no Centro de Referência de Atendimento a Infecções Crônicas. “Trabalhamos nas unidades com agendamento, pois apesar, de ter o nome de teste rápido, é necessário fazer o acompanhamento e aconselhamento da pessoa que também tem que preencher um cadastro. O laudo demora apenas 30 minutos para liberar o resultado dos exames”, explicou a profissional.

 

Ressaltando a importância deidentificar se a pessoa é portadora de alguma das doenças, a profissional da saúde fez um alerta à população. “O usuário pode ligar através do telefone 3419 8240 ou ir até a Unidade de Saúde mais próxima para agendar o teste, vale lembrar que não é necessária à apresentação da guia do médico. Essas doenças podem ficar por muitos anos sem aparecer nenhum sintoma e quando a pessoa vai procurar o serviço já esta doente, por isso é muito importante que mesmo sem os sintomas as pessoas procurem o serviço pelo menos uma vez por ano”, explicou.

 

Para a chefe de Divisão de Políticas e Atendimento à População em Situação de Rua, Juliana Favaro Costa, a ação que conta com palestras, distribuição de preservativos e folders educativos é essencial para os usuários do Centro. “Felizmente o pessoal se mostrou bastante interessado por esta ação que solicitamos. Além dos testes, também marcamos e os acompanhamos em consultas médicas. A saúde deles é muito prezada no Centro POP”, enfatizou Juliana.

 

O Centro POP é vinculado a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

 

 

(16/01/2015)