PREFEITURA ENTREGA ALVARÁ PARA FUNCIONAMENTO DA AIRSHIP PDF Imprimir E-mail

altA semana terminou com uma boa notícia para a cidade. No final da tarde de sexta-feira o prefeito Paulo Altomani entregou o alvará de funcionamento da Airship Projetos, empresa que vai fabricar as primeiras peças dos dirigíveis para transporte de carga que serão feitos na cidade. O documento foi elaborado em um esforço conjunto das secretarias da Fazenda e da Habitação e Desenvolvimento Urbano. “Conseguimos cumprir as exigências legais e garantir a permanência da Airship em São Carlos, gerando empregos e trazendo investimentos para a cidade”, afirmou o prefeito.

 

A reunião no fim da tarde, no Paço Municipal teve ainda a participação dos secretários Lauanna Campagnoli, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que participou ativamente da elaboração dos documentos; da Administração e Planejamento, Helena Antunes; de Comunicação, Moisés Rocha; além do vice-prefeito e secretário de Governo e Agricultura e Abastecimento, Cláudio di Salvo e do Procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno.

 

O esforço concentrado precisou ser feito depois que a Airship não conseguiu autorização ambiental para se instalar na primeira área que comprou, às margens da rodovia Washington Luís. A empresa então decidiu arrendar provisoriamente um galpão de 9.000 metros quadrados em outros ponto, na Vila Jacobucci. “Mantivemos nosso propósito de construir nossa fábrica na cidade, aproveitando a mão de obra qualificada e a parceria proposta pelo prefeito Paulo Altomani”, afirmou o gerente administrativo da Airship, Guy Rocha. Junto com ele veio o Gerente de Negócios Externos, Arno Schwantes.

 

Com a documentação a empresa dá mais um passo para buscar um primeiro financiamento, de 25 milhões de reais junto ao BNDES. O investimento total da fábrica na cidade vai chegar aos 540 milhões de reais. “É sem dúvida motivo de alegria para nós. No final da tarde, enquanto a maioria já encerrou seu trabalho, estamos reunidos para assegurar um futuro melhor para a cidade”, afirmou o prefeito.

 

A Airship já conta com 50 funcionários na planta que recebeu o alvará e deverá chegar a 100 até março, quando irá inaugurar as instalações oficialmente. “Marcamos a data de 27 de março para oficializar o início de nossas atividades, até lá já apresentaremos nosso primeiro produto, um aeróstato”, disse Guy Rocha. O aeróstato é um balão que pode ser usado desde atividades de monitoramento até envio de sinal de internet banda larga e telefonia celular.

 

“Nós estamos preparando agora juntamente com a autorização da Embrapa a venda de uma área para o grupo AIRSHIP, onde seria a cidade da energia. Estamos viabilizando essa área em que eles irão unir a fabricação de dirigíveis, aeróstatos e possivelmente uma fábrica de produção de células Fotovoltaicas, para transformar energia solar em energia elétrica, exatamente na finalidade que se destina na cidade da energia que é fabricação de equipamentos para a produção de energia com fontes alternativas”, disse Altomani.

 

“Agradeço o empenho de todos da Prefeitura de São Carlos, assim como as empresas que se agregaram para construir esse grande sonho. Essa é mais do que uma parceria é um beneficio que o Prefeito Altomani trouxe a nossa atividade. O projeto se instalará a partir de já, sendo projetado para atender as grandes áreas onde a infraestrutura de transporte não existe e principalmente na Amazônia. Serão 9 mil metros de área construída, o maquinário está chegando assim como os equipamentos para começar a produção”, concluiu Guy Rocha.

 

A unidade em funcionamento na Vila Jacobucci também vai produzir as primeiras peças do dirigível para transporte de carga, maior projeto da Airship em São Carlos. “Além disto vamos trazer outras empresas parceiras no desenvolvimento do dirigível e de outros projetos do grupo”, afirmou o gerente de Negócios Externos da Airship.

 

 

(19/01/2015)