TRADICIONAL FESTA JAPONESA REÚNE MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA PRAÇA DO MERCADO PDF Imprimir E-mail
Mais de 20 mil pessoas participaram nos dois dias do 8.º São Carlos Matsuri, realizado no final da semana pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória e apoio da comunidade nipo-brasileira local. Com programação realizada na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal), o público conferiu apresentações de dança, Taikô, artes marciais, músicas japonesas, teatro, oficinas de mangá, origami e Go e Cosplay, além das tradicionais tendas de expositores que comercializaram produtos orientais e pratos típicos da cultura japonesa.
 
Durante a abertura oficial, realizada no sábado, o presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, lembrou o tema desta edição que comemorou os 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. “É uma imensa satisfação, em nome do prefeito Paulo Altomani, poder abrir mais esta edição do Matsuri. Agradeço o apoio da comunidade japonesa, carinho e dedicação”.
 
Por sua vez a representante da comunidade Nipo-brasileira de São Carlos, Neusa Kurimori, demonstrou a alegria em preservar por mais um ano cultura japonesa no município. “É uma felicidade, com apoio da prefeitura, mostrar a toda população aquilo que nós temos como descendentes, na preservação da cultura japonesa”, concluiu ela.
 
Também participaram da cerimônia de abertura, os colaboradores, Tomoko Serikaua, do grupo Kodomo no Kai, Kaori Nakashima, do Seinenkai da Seicho-no-ie, Victor Bittencourt, diretor de modalidade do beisebol UFSCar, Luciane Akemi Sato do grupo Jplay e professor José de Anchieta Rodrigues da Associação São Carlos de Kendô.
 
(18/05/2015)