MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA VISITAM MUSEU TAM PDF Imprimir E-mail

altA equipe técnica do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP), coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, levou na última quinta-feira (21), 14 moradores em situação de rua que frequentam o programa, no Museu TAM.

 

Os moradores foram ver os trabalhos que eles mesmos confeccionaram para a XIII Semana dos Museus, que acontece até o próximo dia 24. Os moradores fizeram brinquedos, enfeites e porta-utilidade a partir de materiais recicláveis com o tema “Museus para uma sociedade Sustentável”.

 

Segundo Juliana Fávaro Costa, coordenadora do Centro POP, os moradores participaram de atividades com educadores do Museu TAM, que auxiliaram na confecção das peças. “Esse é um momento de socialização, assim como eles participam de atividades educacionais, cursos profissionalizantes, também têm direito ao lazer e cultura”.

 

Para Wiviane Tiberti, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, o trabalho realizado no Centro POP não inclui somente serviço de distribuição de alimentos. “Todo o nosso trabalho é realizado no sentido de proporcionarmos dignidade a essas pessoas que nesse momento estão em situação de rua, inclusive implantamos uma sala do Mova no local para alfabetizar os que ainda não tiveram essa oportunidade e uma sala de informática para capacita-los. Realizamos um trabalho completo para eu essas possam sair dessa situação”.

 

 

Centro POP –OCentro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) faz parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e presta atendimento aos moradores em situação de rua de São Carlos. Hoje cerca de 60 pessoas frequentam o programa que tem como objetivo acolher esses moradores e conduzi-los para as atividades coordenadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais. O Centro oferece, além de cursos e capacitações, local para higiene pessoal, guarda-volumes e alimentação que inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

 


(21/05/2015)