SAMU SÃO CARLOS COMEMORA 9 ANOS COM NOVA MOTOLÂNCIA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou nesta terça-feira (30), o 9º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) com a entrega de uma nova motolância. Participaram das comemorações o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, o secretário de Saúde, Marcus Petrilli, a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Luciana Caldeira, os vereadores Lineu Navarro e Cidinha do Oncológico, a coordenadora do SAMU, Rita de Cássia Barini, a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Regiane Figueira Spósito, o assessor parlamentar Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto, o delegado do Serviço Militar, Tenente Corrêa e representando o Corpo de Bombeiros, sargento Rufino.
 
Inaugurado em 2006, o programa realiza atendimentos 24h salvando vidas. A central de chamadas, onde permanece o médico regulador, recebe aproximadamente 2 mil ligações por mês, em geral casos de acidentes vasculares (infartos e derrames), além de traumas causados por colisões entre carros e motos.
 
Atualmente, há quatro unidades em operação, sendo 3 de suporte básico e 1 de suporte avançado, além da motolância. A unidade entregue nesta terça foi  um investimento de R$ 15.950,00 adquirida com emenda parlamentar do vereador Marquinho Amaral (PSDB).
 
Todas as ambulâncias básicas e a motolância estão equipadas com DEA (Desfibrilador Externo Automático), oxímetros de pulso, cilindro de O2, aspiradores entre outros equipamentos e medicamentos.  Já a Unidade de Suporte Avançado (USA), além da presença do médico socorrista possui também ventilador pulmonar.
 
Segundo Rita de Cássia Barini, coordenadora do SAMU, a motolância oferece mais agilidade e também é imprescindível nas ocorrências onde se faz necessário a presença imediata de mais um profissional para auxiliar no atendimento.
 
Questionada sobre a descentralização das ambulâncias, a coordenadora do SAMU explicou que tem como objetivo reduzir o tempo de resposta aos chamados. “O Ministério da Saúde preconiza que o SAMU seja baseado em um único lugar em cidades como São Carlos, porém optamos por descentralizar para que pudéssemos ter um tempo resposta melhor, o que vem ocorrendo”.
 
De acordo com secretário Marcus Perilli, com a nova motolância, temos uma frota considerável para suprir a necessidade do município, porém também estamos sempre em contato com o Ministério da Saúde para renovar a nossa frota. “Nossa equipe está alimentando todos os sistemas do Ministério da Saúde e temos certeza que o município será contemplado com essa renovação. O Ministério já está adquirindo novos veículos para a renovação da frota de várias cidades até o final de 2015”, explicou Petrilli.
 
Cláudio Di Salvo agradeceu o trabalho realizado pelos 110 profissionais do SAMU.  “O trabalho da equipe de socorristas do SAMU é fundamental para dar o atendimento e encaminhamento correto nas ocorrências de urgência e emergência. Vocês ajudam a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população. A equipe do SAMU tem sempre a possibilidade de ajudar as pessoas, exercendo a profissão na plenitude”.
 
Entre 2014 e 2015 as equipes do SAMU também receberam uniformes, botas, mochilas e pás para desfibriladores (DEAs), totalizando R$ 172.969,36. 
 
A população deve acionar o telefone 192 quando observar um quadro nítido de atendimento de urgência e emergência como um acidente de trânsito grave ou quando a vítima estiver inconsciente, por exemplo. 
 
(30/06/2015)