PRAÇA EM FRENTE A CATEDRAL CONTA COM FONTES ILUMINADAS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos entregou na noite desta sexta (30), a revitalização das duas fontes localizadas na Praça Paulino Botelho, em frente a Catedral. A nova iluminação foi realizada por meio da diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
 
Com um orçamento de aproximadamente R$ 3 mil reais, o trabalho de manutenção contemplou troca de fios, colocação de fitas e spots com lâmpadas coloridas de diodos emissores de luz (LED). A iluminação, além tornar a praça mais atrativa para visitação, possibilitará uma satisfatória economia de energia elétrica.
 
Durante a entrega, o prefeito Paulo Altomani ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social “Amai-vos”, Alice Altomani, salientou a importância da revitalização. “Meu sonho e da Alice era revitalizar estas fontes que marcaram a infância de muitas gerações são-carlenses. Apesar da dificuldade financeira que enfrentamos, foi um investimento pequeno que fará grande diferença para lazer e preservação da história da nossa cidade”.
 
Um dos chafarizes revitalizado foi doado no ano 1900 pelo intendente Bellarmino Indalécio de Souza. A peça em mármore era símbolo do gosto e da época, e hoje, elemento primaz nas lembranças da infância, de casais de namorados e dos visitantes. Devido a sua importância, foi transformado em patrimônio histórico e transferido para a fundação Pró-Memória no ano de 2005.
 
“Acompanhamos todo o processo de instalação das luzes, para não descaracterizar a fonte que tem uma grande importância histórica. Para nós, é um orgulho ver tudo isso revitalizado para o público da cidade. É um marco que temos que preservar e cultuar”, enfatizou o presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques.
 
A Praça Paulino Botelho é um espaço público caracterizado como um pequeno parque, com aproximadamente dez mil metros quadrados, localizado no quadrilátero formado pela Avenida São Carlos ruas Conde do Pinhal, Treze de Maio e Dona Alexandrina no centro da cidade. A região conta com importantes prédios históricos como a Catedral, o antigo Paço Municipal, Fórum entre outros. 
 
Originalmente foi o jardim da casa do Conde do Pinhal (antigo paço) e transformado em jardim público no ano de 1895. A praça passou por grandes transformações durante o século XX, refletindo a urbanização e recebendo as duas fontes existentes. “Percebemos que o local precisava de uma manutenção geral. Com o pedido da população, também foi elaborado o projeto de iluminação das fontes, e com carinho estamos entregando esta singela obra”, lembrou o diretor de Serviços Urbanos, Carlos Talarico.
 
Também estavam presentes, a vereadora Laíde Simões, que na ocasião representou o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, demais secretários, coordenadores, servidores e população. 
 
(01/08/2015)