SÃO CARLOS É CITADA COMO EXEMPLO EM REDUÇÃO DE ACIDENTES EM FÓRUM DE MOBILIDADE URBANA PDF Imprimir E-mail
O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito/Obras Públicas, Márcio Marino, participou no último final de semana em Ribeirão Preto, da 61ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento foi realizado pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. São Carlos foi citada como exemplo pelo Corpo de Bombeiros, na gestão operacional para redução de acidentes.
 
O evento teve como objetivo permitir aos secretários e dirigentes públicos trocarem informações e experiências, conhecer novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito. Na ocasião, foram discutidos projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.
 
Na oportunidade o secretário Márcio Marino, tomou conhecimento dos editais da licitação de transporte coletivo da região, modernidades e citou a implantação das faixas de pedestres com fundo azul. A atitude foi debatida pelos presentes, que disseram que cada vez mais as cidades do Brasil e do mundo estão aderindo o fundo nas faixas, devido aos resultados positivos. 
 
Durante a apresentação do Corpo de Bombeiros, foi projetada para os participantes a foto do prefeito Paulo Altomani, recebendo da corporação local os relatórios que apontaram a redução de 40% no número de acidentes com vítimas e atropelamentos. “Fico feliz em ver a cidade sendo citada como exemplo em importantíssimo encontro como este. Foi uma troca de informações para o benefício do trânsito e um aprendizado na condição de secretário”, concluiu o secretário.
 
Os encontros organizados pela ANTP ocorrem de três a quatro vezes por ano, também estava presente, o presidente da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires, o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá-MT, Thiago França Cabral, e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana para Assuntos de Trânsito, o assessor do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Renato Viegas, o diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito, Daniel Annemberg, O diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, Alberto Angerami o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, entre outras autoridades do estado e da região.
 
(03/08/2015)