COMPANHIA DE ÓPERA CURTA APRESENTA LA TRAVIATA NO TEATRO MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail
A Companhia de Ópera Curta apresenta nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, no Teatro Municipal “Dr Alderico Vieira Perdigão”, o espetáculo “La Traviata”. A companhia realiza turnês gratuitas de espetáculos de teatro musicais com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e da Coordenadoria de Artes e Cultura de São Carlos.
 
O espetáculo foi criado com referência à novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave. ViolettaValèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo para trás para morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo. O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo recém retornado a Paris. 
 
 A questão central passa a ser a reciprocidade do amor de Violetta e Alfredo sob o ponto de vista do pai do rapaz e sua rejeição preconceituosa à vida de Violetta. O Amor e o preconceito andam juntos e são temas permanentes ainda hoje. Além disso, uma visão objetiva da relação entre os personagens que provoca a reflexão de seus próprios sentimentos e a maneira como a prostituição é vista. 
 
Com estes elementos, o espetáculo conta a história, preservando as principais árias e duetos da ópera, e os detalhes da novela original e da imaginação do autor. Assim apresentada, esquece-se completamente dos motivos que levaram à censura da ópera na época da sua estreia.
 
Cheio de referências a pintores como Balthus, Vermeer, Van Gogh e Velazquez a ópera curta reafirma a importância da arte como um espelho da realidade.
 
A direção artística do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. Já o maestro Luiz Gustavo Petri é responsável pela direção musical.
 
O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” está localizado na rua 7 de Setembro, 1.735, no centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3371-4339.
 
(27/08/2015)