SECRETÁRIO DE TURISMO DO ESTADO VISITA MUSEU TAM PDF Imprimir E-mail
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, acompanhado do prefeito Paulo Altomani, visitou na última sexta-feira (28), o Museu TAM.
 
Lucena e Altomani foram recepcionados pelo presidente do museu, João Amaro, que fez questão de mostrar e contar a história das 90 aeronaves expostas, a maioria em plenas condições de voo, além dos simuladores, túnel multimídia, espaço moda e da ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM.
 
Roberto de Lucena ficou encantado com o acervo. “São aeronaves clássicas, jatos e caças, além dos pioneiros, sem dúvida um grande atrativo turístico da região central do estado”.
 
O secretário reafirmou que sua pasta vai colaborar para que o museu permaneça em São Carlos. “São Carlos é um dos mais estratégicos municípios do estado de São Paulo. Como eu já disse, a história de São Paulo e a história do Brasil passam por São Carlos e, quando discutimos o estado na perspectiva do turismo, nós temos que olhar para São Carlos. Pensando no fortalecimento do turismo dessa região, sem dúvida temos muito interesse de que esse museu não saia daqui”.
 
João Amaro explicou que não tinha a intenção de transferir o acervo. “Nós não temos a intenção de tirar o museu daqui, nos buscamos a sobrevivência do museu, já que a receita advinda da bilheteria corresponde somente a 20% do custo total. São Carlos é muito importante para nós, pois foi aqui que nos tornamos mundialmente conhecidos, porém depois de um tempo, o movimento caiu muito e não podemos deixar esse acervo todo parado. Aqui no interior o pessoal acha caro pagar R$ 25,00 para entrar, diferente da capital, onde esse preço é aceitável”, pontuou o presidente.
 
Amaro reforçou, ainda, que se isso acontecer deve ser daqui 4 a 5 anos. ‘Transferir o museu para a capital não é tarefa fácil, muito menos barata. Precisamos de companheiros com a mesma determinação, com o mesmo compromisso”.
 
O prefeito Paulo Altomani garante que não vai medir esforços para que o museu permaneça em São Carlos. “Com certeza vamos achar uma solução para que o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia área privada fique na nossa cidade”.
 
O coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori e o secretário municipal de Obras Públicas e Transporte e Trânsito, Márcio Marino, também acompanharam a visita.
 
(31/08/2015)