CENTRO DE INFECÇÕES CRÔNICAS PREPARA ATIVIDADES PARA O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas “Ana Cláudia Lucato Cianflone”, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids realizará uma série de testes rápidos de HIV/AIDS. O objetivo da ação é o diagnóstico precoce e tratamento imediato da doença. Para fazer o teste é necessário um jejum de 30 minutos para realizar o fluído oral para HIV e apresentação de um documento com foto para a retirada do laudo.
 
Nos dias 25, 26 e 27 os testes rápidos estarão sendo realizados, nos períodos da manhã e tarde, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No dia 26 a equipe do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, no período da noite, estará na UNICEP.  No dia 28, nos períodos da manhã e tarde os testes serão realizados no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, localizado na Rua Sete de Setembro n.º 2277. No dia 30, durante o dia a equipe atenderá a comunidade da USP, no Espaço Primavera e a noite volta a atender na UNICEP. Já na terça-feira, dia 1º de dezembro, serão oferecidas atividades culturais no auditório do Diocesano La Salle. Pela manhã será proferida uma palestra técnica. A partir das 15h será apresentada a peça teatral “Cobrindo a megera de olho na Fera”. Encerrando a programação, a partir das 17h, show com Léo Presley e a Máfia de Memphis.
 
Durante todo o ano a Prefeitura também oferece testes rápidos de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais B e C nas unidades básicas e de saúde da família.
 
AIDS - A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico do doente, mais precisamente os linfócitos T CD4+, e provoca uma alteração no mecanismo de defesa do corpo, ocasionando o surgimento mais frequente de doenças.
 
Nem sempre uma pessoa portadora do HIV está com Aids. Dizemos que o paciente está com a doença apenas quando os sintomas surgem. Vale destacar que soropositivos podem viver vários anos sem desenvolver o problema, tendo uma vida praticamente normal.
 
Na década de 80, o diagnóstico positivo de HIV era motivo de pânico e uma garantia de morte rápida. Além disso, o preconceito e a discriminação contra os soropositivos eram muito maiores que atualmente.  Diante da falta de informação sobre a doença e do preconceito amedrontador que a rodeava, surgiu o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Apesar de hoje a maioria da população conhecer as formas de transmissão e entender que não existem grupos de risco, muito preconceito envolve os portadores de HIV. Sendo assim, a data funciona até hoje como uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções erradas sobre a Aids.
 
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi estabelecido para o dia 1º de dezembro pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, como forma de conscientizar a população sobre a doença.
 
Transmissão - A Aids pode ser transmitida através de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos. Além disso, é importante frisar que o HIV não escolhe suas vítimas pelo sexo, orientação sexual ou idade.
 
(24/11/2015)