PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA E MOBILIZA EQUIPES PARA RECUPERAR ÁREAS ATINGIDAS POR TEMPORAL PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani decretou nesta terça-feira (24), estado de emergência em virtude das chuvas dos últimos dois dias na cidade. A medida permite maior agilidade na obtenção de recursos estaduais e federais e nos investimentos na recuperação da cidade. 
 
O prefeito também anunciou a unificação das equipes de manutenção. A partir da quarta-feira (25), todos os trabalhadores que hoje estão divididos nas equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde e Esportes integram equipe única. A equipe vai trabalhar emergencialmente na recuperação dos danos causados pela tempestade. Os servidores também retornam ao antigo horário, cumprindo 8 horas diárias.
 
“Todos já estão nas ruas realizando consertos, limpando e desobstruindo bueiros, além do tapa-buracos nas regiões mais críticas”, destaca o prefeito Paulo Altomani. Ainda na segunda-feira o prefeito entrou em contato com o gabinete do governador Geraldo Alckmin em busca de apoio e até o fim da semana Altomani irá ao Palácio dos Bandeirantes.
 
Desde a noite de segunda-feira vários caminhões e retroescavadeiras foram deslocados e iniciaram imediatamente a retirada de lixo e barro que se acumulava nas ruas do centro da cidade. A Defesa Civil atendeu famílias no Jardim Tortorelli e no Conjunto Habitacional do CDHU. 
 
CHUVA – A Defesa Civil registrou 58 milímetros de chuvas em apenas 20 minutos na segunda-feira. “A chuva continuou e às sete da noite já tínhamos 72 milímetros. A média histórica para todo todo o mês de novembro é de 150 milímetros”, explica o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.
 
Os estragos poderiam ter sido bem maiores sem as obras de canalização que vêm sendo realizadas pela Prefeitura desde 2013.  Com investimento de R$ 546.136,69, com recursos buscados junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Militar, foi recuperada a ponte da Rui Barbosa. “A ponte suportou o volume das águas e foi fundamental para que a situação não fosse mais grave”, afirma o secretário de Obras Públicas, engenheiro Márcio Marino. 
 
Outra obra para a prevenção das enchentes está sendo realizada na Rotatória do Cristo. Com recursos também liberados pelo Governo do Estado no valor de R$ 606.127,17. Segundo o prefeito Paulo Altomani, além desta obra, a Prefeitura busca recursos para ampliar a canalização. “Nossa intenção é canalizar um quilômetro do córrego do Mineirinho, da rotatória do Cristo até a rua Ângelo Passeri e realizar as obras de vazão de água sob os trilhos da Fepasa”, explica o prefeito.
 
(24/11/2015)