PREFEITO ACOMPANHA FORMATURA DO PROERD NO SESC PDF Imprimir E-mail
Paulo Altomani, prefeito de São Carlos, acompanhado do Secretário Municipal de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira, participou na noite de terça-feira (24), no Ginásio do SESC São Carlos, da formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência.
 
Elaborado por meio de uma adaptação do projeto norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), foi implantado no Brasil no ano de 1992 pela Polícia Militar, sendo adotado em todo território nacional.
 
Renomados Policiais militares, fardados e devidamente treinados, com material próprio, livro do estudante, camiseta e diploma desenvolvem todo o ano o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula e nas escolas.
 
Durante a formatura, o prefeito conversou com as crianças, enaltecendo a importância do PROERD. “É um importantíssimo programa que alerta nosso jovens sobre o mundo das drogas e a escolher o melhor caminho, o de cidadão do bem”, disse Paulo Altomani.
 
Em São Carlos o projeto é desenvolvido em escolas a partir de convênio com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Segurança Pública. 
 
Um dos princípios do programa é de não ser implantado como uma simples campanha de prevenção ao uso de drogas, mas também, o de fortalecer as atribuições da Polícia Militar pelas Constituições Federal, Estadual e Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Sem a ação que conta com o apoio da comunidade, principalmente dos pais dos alunos que participam intensamente da iniciativa e da formatura dos alunos, as crianças ficam vulneráveis a pressão da oferta de drogas e uso da violência. 
 
Mais do que um programa o PROERD serve como vacina no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade resistindo às pressões, elevando sua autoestima, e ainda, solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.
 
Com os formandos também estavam o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, José Maria Loureiro Diniz, o Capitão da 1.ª Cia do 38.º Batalhão da PM, Wagner Rocha Gonçalves, o capitão Paulo Cesar Belonci, o vereador Aparecido Donizetti Penha, que na ocasião representou o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, o vereador Rodson Magno e a gerente adjunto do SESC São Carlos, Camila Machado.
 
(25/11/2015)