EMEB AFONSO FIOCA VITALI RECEBE MENÇÃO HONROSA DO PROJETO ESCOLA ARTERIS PDF Imprimir E-mail
A EMEB Afonso Fioca Vitali (CAIC), localizada no bairro Cidade Aracy, recebeu menção honrosa pela participação no Projeto Escola Arteris, dirigido a educadores e alunos do ensino infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) com foco na humanização do trânsito, a cidadania, a ética e o convívio social.
 
Em parceria com as secretarias municipais de Educação e Transporte e Trânsito, a concessionária trabalhou o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. A meta principal é humanizar o trânsito por meio da educação de valores, gerando reflexões sobre o tema e possibilitando aprendizagens que conduzam ao universo das boas relações humanas e do exercício pleno da cidadania. Coordenaram o projeto Leda Pascoalino, Marcus Salvino e a diretora do CAIC, Marisa Fontaneti.
 
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Marino, os agentes de trânsito ministraram as palestras. “A nossa secretaria participou dando todas as orientações, por meio de palestras. Precisamos orientar e educar crianças, jovens e adultos, para que tenham um comportamento cordial, tranquilo, humanizado e amistoso no trânsito. Afinal, o trânsito é um espaço público e compartilhado”, afirma o secretário.
 
Para tornar o trânsito mais humano e cidadão, os participantes foram estimulados a criar ações em suas escolas e comunidades que promovam a conscientização dos moradores e dos viajantes que cruzam seus municípios. Levando em conta a transversalidade do tema em todas as disciplinas curriculares, os educadores criaram várias estratégias que colocaram em prática ao longo do ano letivo, como: rodas de conversa com estudantes, professores e pais; criação de charges, dramatizações e paródias sobre os diferentes perfis de condutores e pedestres; elaboração de jogos educativos; exposição de cartazes e distribuição de panfletos feitos pelos alunos.
 
O projeto faz parte do catálogo da ONU de Boas Práticas Corporativas de Respeito e Apoio aos Direitos da Infância - o Pacto Global.
 
(04/12/2015)