PREFEITURA INAUGURA DECORAÇÃO DO "NATAL SUSTENTÁVEL" PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, inaugurou na noite de sábado (5) a primeira parte da decoração de natal da cidade. A Pinacoteca, antiga piscina municipal, foi decorada e iluminada, com uma árvore de natal de cinco metros de altura, casinha do papai Noel e outros enfeites todos feitos com garrafas pet recicladas. “Esperávamos que ficasse bom, mas o resultado foi ainda melhor, surpreendente, encantador”, destacou a primeira-dama e presidente do Amai-vos, Alice Altomani, que coordenou o projeto. 
 
Para o prefeito Paulo Altomani a participação de empresas apoiando o projeto mostrou o quanto a mobilização é importante para a cidade. “Estamos com poucos recursos e sem apoio não conseguiríamos fazer a decoração de natal”, explicou. A campanha “Natal Sustentável” foi financiada pela iniciativa privada, que arcou com os custos da confecção dos enfeites e do trabalho da equipe da artista plástica Rosana Masson, responsável pelo projeto. “ Os enfeites custaram R$ 92 mil.
Agradeço as imobiliárias Cardinalli, Rocca e Valor, a RPS Engenharia e a TelhaNorte que bancaram este valor. As garrafas PET arrecadamos e a instalação da decoração está sendo feita por funcionários da Prefeitura. O município somente abriu um processo licitatório para a compra de mangueiras de piscas e ferragens, gasto que não ultrapassa R$ 20 mil”, esclarece Alice Altomani.
 
A artista plástica Rosana Masson destacou o cuidado na execução do projeto. “Lavamos todas as garrafas, furamos uma a uma, a questão do combate à dengue é importante e prioritária para nós, fico feliz pelo resultado”, explicou. “Todos os artefatos poderão ser aproveitados futuramente”, esclareceu ainda.
 
Segundo Rosana Masson para a confecção de todos os enfeites foram utilizadas mais de 70 mil garrafas. “A árvore de natal, tem estrutura de ferro e foram necessárias 15 mil garrafas PET para a confecção. São mais de 90 mil furos feitos a mão. Para a casinha do Papai Noel, também com estrutura de ferro, medindo 2,5 X 3, utilizei mais de 10 mil garrafas”, explica a artista plástica. 
 
A vereadora Laíde Simões representou a presidência da Câmara e elogiou o trabalho. “Parabenizo a Alice, a artista plástica Rosana, pela criatividade,iniciativa e coragem, foi um trabalho para orgulhar a todos, afirmou Laíde. Nos próximos dias será inaugurada a iluminação da avenida São Carlos e da Praça XV. 
 
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Cláudio Di Salvo com a esposa Semírames, os secretários Márcio Marino e Wiviane Tiberti, além de outros diretores e funcionários da Prefeitura.
 
(07/12/2015)