MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Os membros eleitos para o Conselho Tutelar de São Carlos, quadriênio 2016-2019, participarão durante duas semanas de um curso de formação, para conhecer todos os serviços oferecidos pelo município para crianças, adolescentes e famílias. A abertura do curso foi realizada pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social e interina de Infância e Juventude, Wiviane Tiberti e por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
 
Wiviane Tiberti fez uma explanação sobre os serviços prestados pela Cidadania e Assistência Social, por meio das ações em proteção social básica e proteção social especial. Dentro da proteção básica estão os serviços desenvolvidos pelos 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), instalados nos bairros Cidade Aracy, Pacaembu, Santa Felícia, São Carlos VIII e no distrito de Santa Eudóxia, os 5 Centros Comunitários em funcionamento no Parque Delta, Maria Stella Fagá, Antenor Garcia, Castelo Branco e no distrito de Água Vermelha, além da Estação Comunitária do Gonzaga e Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla. Já dentro da proteção especial está o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma unidade que oferece serviços especializados e continuados à famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Fazem parte do CREAS a Seção de Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Risco, Divisão de Atendimento ao Idoso e a Pessoa com Deficiência, Divisão de Atendimento a Mulher, Casa de Passagem (albergue noturno), Casa de Acolhimento (albergue infantil Cláudia Picchi Porto), Programa Família Acolhedora, Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência e Centro POP (que atende a população em situação de rua).
 
Pela Infância e Juventude, a secretária explicou que sua pasta atua junto CMDCA, no sentido de integrar e acionar a rede de atendimento à criança e ao adolescente, preservando os seus direitos. As atribuições e os programas oferecidos nos Centros da Juventude foi outro tema abordado. “Estamos inclusive com as inscrições abertas para diversas atividades no Centro da Juventude do Cidade Aracy. Estão sendo oferecidas vagas para aulas de basquete, tênis de mesa, futebol, capoeira, zumba, dança de rua, atividades físicas (ginástica), atividades lúdicas e recreativas”, comenta a secretária.
 
Nesta quinta-feira (10), os conselheiros vão visitar o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e na sexta-feira (11) programas relacionados a área de educação e saúde.
 
Os conselheiros eleitos exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva com jornada de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, nos demais horários, aos sábados, domingos e feriados em regime de atendimento de plantão, mantendo no mínimo um conselheiro no exercício de suas atividades. 
 
(09/12/2015)