ALUNOS DA EMEB CARMINE BOTTA PARTICIPAM DE UMA VIVÊNCIA DE HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS PDF Imprimir E-mail
Os alunos da EMEB Carmine Botta participaram de uma atividade diferenciada. Todos participaram de uma vivência de handebol em cadeira de rodas. O projeto é do professor de Educação Física, Eder Trinta, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com professora Patrícia Santos de Oliveira, mestre em Educação Especial e contou com a coordenação de Telma Cristina dos Santos Ferreira, apoio docente da unidade escolar.
 
Com objetivos já definidos, conseguiram na prática, sensibilizar e conscientizar os alunos sobre como é estar na situação de usuário de cadeira de rodas; promover o respeito à diversidade e à diferença e fortalecer a compreensão da pessoa com deficiência com foco em suas capacidades e possibilidades a fim de romper com perspectivas voltadas para a incapacidade e limitação. Os alunos também puderam assistir uma apresentação dos atletas da equipe de handebol em cadeira de rodas da Universidade Federal de São Carlos (HCR/ UFSCar).
 
Divididos em turmas a vivência entre alunos e atletas foi realizada em forma de um circuito com quatro estações. Dessa forma todos participaram das atividades que trabalham o deslocamento na cadeira de rodas, assim como algumas atividades com bola. Em cada uma das estações foram realizadas atividades diferentes e cada grupo passou por todas as estações, em forma de rodízio, vivenciando momentos especiais e interagindo com todos. 
 
Segundo a professora Telma, apoio docente da escola, a atividade planejada superou as expectativas. “Pensamos que seria bom, mas na prática, foi algo infinitamente maior, uma lição de vida, força, determinação e coragem. Todos os 450 alunos envolvidos e mais os 20 professores ficaram encantados e surpresos com a interação e o aprendizado”. 
 
(09/12/2015)