IPT APOIA DEFESA CIVIL NA PREVENÇÃO ÀS ENCHENTES EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
O diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero, recebeu nesta sexta-feira a visita do Geólogo do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, ligado à Defesa Civil Estadual, Marcelo Gramani. Na pauta o mapeamento completo das áreas de risco na cidade, principalmente de enchentes e o planejamento de ações para minimizar os efeitos. “O mapeamento é financiado pela Defesa Civil estadual, precisamos completar este trabalho em pelo menos mais 30 cidades. A última enchente mostrou a urgência que São Carlos tem em melhorar as ações”, afirmou Gramani.
 
A reunião no Paço Municipal também contou com o secretário de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira, e o chefe de gabinete do prefeito, Márcio Monzane. “Vamos estabelecer um programa de treinamento para a comunidade e buscar parcerias, como da ACISC e de outras entidades. Precisamos estar preparados para enfrentar os problemas”, afirmou o secretário de Governo.
 
O diretor da Defesa Civil lembrou que a cidade já tem um mapa de risco, mas a participação do IPT permite o acesso a dados mais precisos. “Desta forma conseguimos realizar um trabalho de prevenção mais efetivo”, disse Caballero. Na reunião o geólogo do IPT alertou para a possibilidade de novas chuvas fortes em todo o estado ainda neste verão. “Tivemos uma reunião na Defesa Civil estadual e a previsão é de que o fenômeno “El Nino”, que pode trazer chuvas mais intensas, será um dos três maiores que já tivemos”, alertou Marcelo Gramani. “É preciso um trabalho conjunto, e é isto que estamos fazendo, somando forças para preparar São Carlos”, disse Caballero. “Após a capacitação e treinamento que devem ser feitos com a comunidade, a Defesa Civil deve coordenar simulações para testar os mecanismos de evacuação de áreas mais críticas, por exemplo”, finalizou.
 
(11/12/2015)