COLÉGIO DANTE ALIGHIERI PUBLICA EDIÇÃO ESPECIAL COM AS GRAVURAS DE SALVADOR DALI PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos cedeu, por 30 dias, as 100 gravuras do pintor espanhol Salvador Dalí ao tradicional Colégio Dante Alighieri localizado na capital paulista. No início da semana Cláudio Callia e Elizabeth Kajiya, respectivamente editor da Revista InArte e restauradora, ambos ligados ao colégio, estiveram no gabinete do prefeito Paulo Altomani, juntamente com o secretário de Governo, Waldomiro Bueno, para devolver as gravuras e entregar um exemplar da edição especial da revista sobre os 750 anos de Dante Alighieri, com as obras da Exposição “Dante em Dalí: Realidade Onírica”.
 
O empréstimo foi realizado a pedido do colecionador Lover Ibaixe, falecido recentemente, dono da coleção cedida em regime de comodato para o município. O colégio se responsabilizou pelo transporte das obras que foi feito em carro blindado, climatizado e com seguro de toda a coleção. 
 
“Pouco antes do seu falecimento o empresário Lover Ibaixe me procurou e fez esse pedido. Após o ocorrido procuramos o filho do empresário que reafirmou o desejo do pai. Jamais poderíamos deixar de atender um pedido do Lover que nos cedeu, por 10 anos, essa coleção de gravuras originais de Salvador Dalí”, explicou o prefeito Paulo Altomani.
 
O Colégio Dante Alighieri atende 4.500 alunos de 3 a 17 anos, da educação infantil ao ensino médio e para comemorar os 750 anos de nascimento de Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia”, realizou uma exposição das obras que retratam o poema épico do escritor com as gravuras cedidas pela Prefeitura de São Carlos.
 
As obras ficam expostas em São Carlos no Espaço Cultural “Antonio Ibaixe”, localizado na rua Major José Inácio, nº 2.048, inaugurado em 2014 pela Prefeitura para abrigar as gravuras com segurança. O local também recebeu cores em tons de vermelho, onde estão expostas as gravuras que retratam o inferno, cinza para as gravuras que mostram o purgatório e tons claros para as que retratam o céu.
 
(17/12/2015)