DEFESA CIVIL DO ESTADO ENTREGA RELATÓRIO TÉCNICO DE SETORIZAÇÃO DE RISCO PDF Imprimir E-mail
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, entregou na tarde desta sexta-feira (18), ao prefeito Paulo Altomani e ao diretor da Defesa Civil local, Pedro Caballero, o relatório de setorização (mapeamento de risco) de São Carlos.
 
O relatório apresenta os resultados do mapeamento de áreas de risco, deslizamentos e inundações do município. O mapeamento utilizou metodologia simplificada a partir da desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para o Ministério das Cidades e adotada em todo o país.
 
O coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira disse que em São Carlos foram identificadas uma área de risco alto para deslizamento, quatro áreas de risco alto e quatro áreas de risco médio para inundação. “Nosso objetivo com o mapeamento de áreas de alto risco a deslizamentos e inundações é dar conhecimento ao poder público da situação dessas áreas, o que permite uma série de medidas, ações, planos e projetos para minimizar os problemas encontrados”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.
 
Segundo Pedro Caballero as áreas mapeadas são as que realmente apresentam problemas dependendo das condições climáticas, porém com esse trabalho é possível diminuir, acompanhar e minimizar os efeitos.
 
As áreas citadas no relatório são: Cidade Aracy (avenida Integração), setor que passa pelo Jardim Botafogo (avenida Trabalhador São-Carlense, Comendador Alfredo Maffei e rua Urano Martins), Centro, nas vias cruzadas pelo Córrego Gregório (ruas Rui Barbosa e Geminiano Costa e avenida Comendador Alfredo Maffei), Jardim Dona Francisca (ruas Roberto Martinez e Madre Maria Blanche), área próxima ao Núcleo Residencial Silvio Vilari, área do Jardim Eliza Gonzales Rabelo, Jardim Ricetti (ruas Vicente D’Aquino) e Thomaz Rizzo,  Azulville (confluência do córrego Gregório com córrego Sarrigotti) e Rodovia Vicinal Guilherme Scatena (próximo ao Parque Ecológico).
 
“Com base nessas informações, vamos elaborar projetos e buscar recursos para a realização das obras necessárias”, disse o prefeito Paulo Altomani que agradeceu o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil pelos recursos repassados no valor de R$ 546.136,69 ao município para a construção da Ponte Rui Barbosa, cuja placa de inauguração foi descerrada na solenidade.
 
Na sequência o Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira ministrou palestra com o tema “Dengue e Cidades Resilientes”.
 
Na entrega do relatório técnico de setorização estiveram presentes: Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, Comandante do 38º BPMI, tenente coronel Alexandre Wellington de Souza, Capitão Vitor Puato do Corpo de Bombeiros, deputado federal Lobbe Neto, o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, vereador Rodson Magno, secretários Márcio Marino (Obras), Waldomiro Bueno (Governo), Marcos Chireia (Serviços Públicos) e Natanael Alves da Silva, representando o secretário de Marcus Petrilli (Saúde).
 
(18/12/2015)
 
  • Image folder specified does not exist!
  •