RADARES FIXOS ENTRAM EM OPERAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito comunica que a partir desta sexta-feira (5), entram em operação em São Carlos, 6 radares fixos. Os radares fixos estão instalados na avenida Getúlio Vargas em frente a agência Ford (Fly), radar de velocidade, na Comendador Alfredo Maffei, no sentido centro/shopping, radar de velocidade, na Tancredo de Almeida Neves, próximo ao viaduto da Fepasa, radar de velocidade, na avenida São Carlos esquina com a rua XV de Novembro, radar de velocidade e sinal vermelho (semáforo) e na avenida Luis Augusto de Oliveira, no sentido rodovia/centro, sinal de velocidade e de sinal vermelho (semáforo). 
 
Com o início da operação, serão multados os condutores que ultrapassarem os limites de velocidade de cada via ou que sejam flagrados ultrapassando o sinal vermelho, nos semáforos com o equipamento. Esses radares também registram a velocidade de motocicletas.
 
O funcionamento dos radares fixos é bastante simples e acontece sem qualquer intervenção humana. São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro, quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade, se estiver acima do permitido no local, a câmera fotográfica é acionada. Para não ofuscar o motorista durante a noite, o flash nesse horário é infravermelho.
 
“O sistema é independente para cada faixa, ou seja, se dois carros passarem ao mesmo tempo um do lado do outro em um radar fixo, ele consegue diferenciar a velocidade”, explica o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Marino.
 
São Carlos também possui três radares móveis, que entraram em operação no dia 21 de outubro do ano passado. O registro fotográfico desses radares móveis apontaram 5.534 infrações em três meses, sendo 1.454 em novembro de 2015, 1.960 em dezembro de 2015 e 2.120 em janeiro deste ano. A localização dos radares móveis é divulgada diariamente no site da Prefeitura de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br) e também pela imprensa local.
 
“Realizamos um trabalho de educação no trânsito com as crianças e adolescentes. Já os adultos, que passaram por capacitação e treinamento, sabem que tem que respeitar as leis de trânsito, caso contrário são penalizados com infrações, seja ela por meio de radares ou não, além disso, o excesso de velocidade dos veículos pode provocar graves acidentes e colocar em risco a vida de pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e dos próprios passageiros do veículo”, alerta Marino.
 
Números – Com população estimada em 241.389 habitantes, com área de 1.137 Km2 e densidade demográfica de aproximadamente 212 habitantes por quilômetro quadrado, o município possui frota total de veículos estimada em 167 mil, média de 1,37 automóveis por domicílio. Em relação ao índice de motorização, que expressa a relação entre a população e o número de veículos, São Carlos apresentava 58 automóveis a cada 100 habitantes em 2010. Hoje este valor aumentou para 69 veículos para cada 100 habitantes.
 
(04/02/2016)