PREFEITO E SECRETÁRIO DO ESTADO PARTICIPAM DE DIPLOMAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS PDF Imprimir E-mail

Com a presença do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, o prefeito Paulo Altomani, participou na manhã desta quinta-feira (5), no Salão do Júri do Fórum de São Carlos, da cerimônia de diplomação das lideranças de grêmios estudantis da região. O evento organizado pela Secretaria de Educação do Estado e pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, também contou com a presença do juiz da 3ª Vara Criminal de São Carlos, André Luiz de Macedo, da dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, do vereador Marquinho Amaral, que representou o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, e do Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni.

 

O encontro com alunos de quarenta e cinco grêmios estudantis, além da diplomação, proporcionou momentos de apreciação artístico-musical. “São 200 alunos gremistas que passaram por um processo eleitoral, apresentaram propostas e foram eleitos pelos seus pares. A diplomação é um entendimento da importância destas lideranças dentro das escolas, que de forma democrática trabalham para o coletivo”, destacou a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

 

As implantações dos Grêmios Estudantis nas escolas estaduais ajudam a desenvolver nos alunos a participação política, pensamento crítico e colaboram para uma gestão efetiva e democrática nas escolas. As ações possibilitam o fortalecimento da união escola e aluno, fomentando nos alunos o enriquecimento, buscando a integração do aluno com o aluno, equipe gestora, professores, funcionários e comunidade.

 

De acordo com o Secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, o projeto é importante não apenas porque otimiza as ações desenvolvidas por todos os agentes envolvidos com a escola, mas principalmente, porque permite o protagonismo juvenil e a consciência de que praticar a cidadania é algo que envolve muita dedicação e responsabilidade. “O Grêmio é um treino para a cidadania que prepara os jovens para substituir os quadros que hoje estão liderando a política, imprescindível para a gestão pública e traçado do destino de uma nação. O nosso apoio é fundamental”.

 

Os alunos que foram diplomados durante a sessão conduzida pelo juiz André Luiz de Macedo, receberam posse nas unidades escolares em que estudam no dia 18 de abril. Em seu discurso o Prefeito Paulo Altomani, saudou os diretores, vice-diretores, coordenadores, professores mediadores, alunos e autoridades presentes, parabenizando os envolvidos no trabalho que permite que as crianças compreendam seus direitos e suas responsabilidades. “Essas crianças literalmente são o futuro do Brasil. Nesse ambiente de cidadania, legalidade, justiça e solidariedade, tenho certeza que elas irão trabalhar para construir uma sociedade justa para todos nós”.

 

Também participaram do evento, o diretor do Fórum Civil e Criminal, Carlos Castilho Aguiar França, o defensor público, Lucas Pinheiro, o presidente da OAB vai à escola, Daniel Luis Cardoso, a promotora de justiça, Neiva Paula Paccola Carnielli Pereira, o juiz da 1ª Vara, Paulo César Scanavez e demais autoridades.

 

(05/05/2016)