PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO QUE ABORDA CONDIÇÕES DA CIRCULAÇÃO VIÁRIA PRÓXIMA ÀS ESCOLAS PDF Imprimir E-mail
Por meio de parceria da Secretaria Municipal de Educação, professores da rede pública de São Carlos participaram neste mês de maio, de um curso de formação do programa “Educação Viária é Vital”. O projeto que conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, foi oferecido pela Fundación Mapfre/Detran.
 
O programa trabalhado com os docentes do ensino fundamental e médio é de um conjunto de propostas e atividades integradas às disciplinas e aulas, que envolve os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, levando-os a assegurar a realização de ações que visam melhorias, tornando-as mais segura, justa e eficiente.
 
Com total apoio da Prefeitura, um dos destaques foi a participação da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Carmine Botta, que com o empenho professora Telma Santicioli, ficou na segunda colocação do interior paulista, e também, na final em São Paulo, durante a primeira etapa do “Projeto Educação Viária é Vital”, que contou com representantes de outros estados.
 
A segunda etapa do projeto que leve o nome “Circulando pelo Bairro”, terá como objetivo central fomentar projetos que reflitam sobre a circulação nos espaços públicos, da escola, do seu entorno e da relação que se estabelece com a comunidade, privilegiando assim a convivência, a história e cultura em espaços de construção social, voltando-se para a coletividade, enfatizando o tema transversal "Pluralidade Cultural".
 
O curso realizado no Campus 1 da FESC teve a duração de 4 horas. Os participantes receberam orientações online sobre a metodologia utilizada no “Programa Educação Viária é Vital”, que priorizou a construção de habilidades e competências voltadas para a formação integral dos jovens, valorizando o pensamento crítico, a pesquisa, o gosto pelo novo e o fortalecimento de valores essenciais para garantir uma boa convivência. 
 
(25/05/2016)