SEMANA ACADÊMICA AFRICANA CELEBRA INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE BRASIL E ÁFRICA PDF Imprimir E-mail
Moda, culinária e música marcaram a abertura da 12ª edição da Semana Acadêmica Africana. O evento é promovido pela CASCCAR, Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos, com apoio da Prefeitura de São Carlos. “O vereador Ditinho Matheus apresentou a Lei tornando a semana um evento oficial do município e prontamente sancionamos. É preciso valorizar cada vez mais a cultura africana e destacar sua importância para nosso país”, disse o prefeito Paulo Altomani. “Percebi o trabalho feito pelos imigrantes, estudantes africanos em nossa cidade e vi que isto precisava chegar a toda cidade, levar a cultura da África a todos”, disse o vereador. O representante da CAASCAR, Salomão Fonseca, agradeceu o apoio e lembrou que ao longo de doze anos o evento ajudou a difundir as tradições africanas entre os são-carlenses, muitos afro-descendentes.
 
A solenidade começou com a apresentação do coral do “Nosso Lar”, sob a regência de Angela Matheus. As crianças cantaram músicas tradicionais africanas. Em seguida os presentes no ginásio dos Salesianos puderam conferir um desfile de modas do estilista Vensam, com todas as peças inspiradas no continente africano. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, foi uma das mais encantadas com a apresentação. “São peças de extremo bom gosto, que apresentam a cultura do continente africano, foi uma oportunidade maravilhosa ver de perto este trabalho”, afirmou Alice Altomani. Entre os modelos estudantes da Guiné Bissau, Senegal, Camarões, Angola, Moçambique, além é claro do Brasil.
 
Depois a chef de Camarões, Melanito Biyouha, preparou um prato típico de Camarões e do Senegal, carne com molho de amendoim, que foi servido a todos os presentes. Para finalizar a abertura da Semana Acadêmica Africana, a dupla “Dois Africanos”, vice-campeã do programa “Superstar”, da Rede Globo, fez show que encantou a todos, com músicas que unem as culturas do Brasil ao continente africano.
 
Também estiveram presentes a secretária de Ações Afirmativas da UFSCar, Dra. Maria Valderez de Oliveira; o representante do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Antonio Zacarias da Silva, o mestre Taroba; a pró-reitora adjunta de graduação da UFSCar, prof. Maria Silva de Assis e a prof. Carmelita Maria da Silva, que representou o secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni.
 
Segue a programação: 
02 - 31 de Maio: Exposição Fotográfica
Horário: 08h às 22h.
Local: BCO UFSCar.
 
27 de Maio: Final do Torneio de Futsal e Basquete
Horário: 10hs
Local: Ginásio UFSCar
 
28 de Maio: Jantar Dançante – Buffet Africano
Horário: 22hs30
Local: Tecumseh Club - Kenneth Gilbert Herrick, 70 Jardim Jockey Club
 
(25/05/2016)