SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA FORÇA-TAREFA NA ORIENTAÇÃO E COLETA DE PNEUS EM ECOPONTOS E BORRACHARIAS PDF Imprimir E-mail

A Ação tem como principal objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

 

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde e a ONG Reciclanip, realiza até o próximo sábado (17), uma ação de orientação e coleta de pneus em borracharias e ecopontos do município. A atividade que faz parte da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, tem como objetivo eliminar  possíveis focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

 

O município de São Carlos conta com um depósito para os pneus que rotineiramente são retirados dos ecopontos e também depositados pelas borracharias. De acordo com secretário municipal de Serviços Públicos, Marcos De Thomazo, 12 toneladas de pneus são recolhidos mensalmente. “Ano passado recolhíamos oito toneladas por mês, neste ano tivemos um aumento significativo. Todo o material é levado para nosso galpão às margens da SP 318 e destinados para Reciclanip”, explicou o secretário.

 

A ação em conjunto com estado começou no dia 12 e segue até o dia 17. No município a primeira etapa da ação contou com orientação e conscientização aos responsáveis dos ecopontos, e nesta segunda fase, aos proprietários das borracharias. “Como já temos um sistema de coleta de pneus no município, nossa preocupação é com o armazenamento deste material pelo curto período dentro dos ecopontos e borracharias. Os pneus expostos ao tempo, mesmo por pouco tempo, podem se tornar focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, disse a diretora de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Cláudia Mazzuccio, que acompanhou a ação dos agentes de endemias.

 

A força-tarefa para a coleta de pneus do estado conta com o apoio de 310 municípios e mais de 18,3 mil agentes de saúde e supervisores, além disso, a secretaria do estado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, prefeituras e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), dará continuidade na campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, com mutirões de combate aos focos do mosquito  em todo Estado.

 

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

 

(15/09/2016)