PREFEITURA RETORNA O HORÁRIO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos publica no Diário Oficial desta sexta-feira (21), decreto retornando o horário normal de atendimento, das 7h às 17h, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s).

 

O horário havia sido alterado em virtude da redução da carga horária dos servidores públicos para 6 horas, Decreto Nº 283 de 11 de outubro de 2016, que dispõe sobre a contenção de despesas na administração pública direta e indireta do município.

 

“Como o Hospital Universitário neste momento está realizando atendimento somente referenciado e o Serviço Médico de Urgência (SMU) da Santa Casa irá seguir o Protocolo de Manchester, sistema que classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, pode chegar até 4 horas de espera em casos não urgentes, determinamos imediatamente que a Secretaria de Saúde retornasse o horário integral nas nossas Unidades de Saúde da Família, já que nesses locais temos os chamados médicos generalistas”, explica o prefeito Paulo Altomani.

 

A equipe técnica da Secretaria de Saúde também está analisando uma forma de oferecer atendimento pediátrico na rede ou a contratação do serviço. “Isso se faz necessário já que o Hospital Universitário tinha uma ala específica de atendimento pediátrico, por isso estamos buscando uma forma de resolver o problema até que o HU normalize o atendimento”, garante Altomani.

 

A Secretaria de Saúde vai encaminhar ofício a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) solicitando justificativa pelo fechamento do pronto atendimento no Hospital Universitário, uma vez que o recurso financeiro para custeio é depositado mensalmente na conta da FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no valor de R$ 700 mil, verba do Governo Federal que anteriormente era destinada à Prefeitura. Outra questão que será levantada é quanto aos recursos para pagamento dos profissionais do Hospital, inclusive médicos, que são provenientes do Ministério da Educação e do Planejamento.

 

USF’s– A Prefeitura de São Carlos possui 19 Unidades de Saúde da Família localizadas nos bairros Antenor Garcia (2), Presidente  Collor, Cidade Aracy (2), Jardim Munique, Jardim São Carlos, Romeu Tortorelli, Jardim Gonzaga, Jockey Club, Jardim Guanabara, Santa Angelina, Vila Conceição, Madre Cabrini, Itamarati, São Carlos VIII e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

 

O Programa de Saúde da Família prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é feito na unidade de saúde da família ou no domicílio pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde).

 

(20/10/2016)