PROGRAMA DE ADOÇÃO É REALIZADO PELO CANIL MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail
Pensando sempre em proporcionar qualidade de vida, tanto para os animais quanto para centenas de pessoas que diariamente buscam por um “amigo”, o Departamento de Defesa e Controle Animal, através do Canil e Gatil Municipal, oferece aos munícipes de São Carlos, a possibilidade de ter um animalzinho de estimação de forma consciente, por meio do “Programa de Adoção” com posse responsável.
 
Os interessados em adotar cães ou gatos podem procurar o Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada da Água Fria, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço, ou através do site www.saocarlos.sp.gov.br/adocao/. 
 
Criado em 1993, pela Lei Municipal n.º 10.841, o Canil tem por diretriz principal a proteção dos animais de companhia. Desde então, é feito o recolhimento apenas de animais atropelados, doentes, agressivos ou suspeitos de outros agravos. Estes animais são recuperados, castrados e encaminhados para adoção. Atualmente, são mantidos 200 cães e 150 gatos no prédio do Canil e Gatil Municipal de São Carlos.
 
De acordo com último levantamento do IBGE em 2013, o Brasil é o 4o Pais em números de animais de estimação (132 milhões), o 2o em número de cães, gatos e aves canoras e ornamentais. Porém a Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. 
Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.
 
Em São Carlos, esta problemática também ocorre, a Fiscalização do Departamento de Defesa e Controle Animal, atende diariamente diversas ocorrências e denúncias de maus tratos de animais, dos mais diversos tipos de violência, desde falta de alimento, água e abrigo até mutilações e abandonos.
 
“A solução para os problemas de abandono e a redução do número de animais soltos nas ruas a mercê da própria sorte, está na conscientização da posse responsável, onde o dono do animal tem a plena ciência de suas responsabilidades com relação ao animal.”, disse o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Antonio Carlos Paris.
 
E por outro lado, segundo estudos já publicados em diversas áreas da ciência, dizem que quem tem um animal de estimação, tem uma boa qualidade de vida, e citam como exemplos as crianças que convivem com um animal é mais saudável e resistente a alergias, além de aprender a cuidar, desenvolvendo o senso de responsabilidade e respeito por outros seres vivos. 
 
Outras informações sobre os serviços oferecidos pelo Canil e Gatil Municipal podem ser obtidas pelo telefone (16) 3374-3239 (das 7h às 11h e das 13h às 17h). Para denúncias de maus tratos e abandono o atendimento é feito através do telefone (16) 3362-1302 de segunda a sexta-feira das 7h30 as 13h30.
 
(11/11/2016)