Prefeitura inaugura academia ao ar livre com equipamentos para pessoas com deficiência PDF Imprimir E-mail

altO prefeito Paulo Altomani inaugurou no sábado (10), no parque do antigo kartódromo, a Academia ao Ar Livre “Aloísio Erasmo Antunes Passos”. O espaço apresenta alternativas para possibilitar a prática do exercício físico, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os índices de sedentarismo. A iniciativa foi das secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e de Cidadania e Assistência Social. “Ao oferecer aparelhos de academia ao ar livre para deficientes, a Prefeitura amplia ainda mais o acesso ao exercício físico ao ar livre por cadeirantes, de maneira cada vez mais inclusiva”, destacou Altomani, acompanhado pelo vice-prefeito, Cláudio Di Salvo.

 

O espaço denominado “Aloísio Erasmo Antunes Passos”, faz homenagem ao ativista dos direitos dos deficientes, falecido em agosto passado. A lei que denominou foi de autoria do vereador Penha, representado na solenidade por Márcia Penha. A secretária Tamy Sato destacou a importância da homenagem. “Aloísio teve participação destacada no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, era um batalhador pela inclusão e acessibilidade em nossa cidade”, disse Tamy Sato. O irmão do homenageado, Artur Antunes Passos Júnior, agradeceu em nome dos familiares. “Será um espaço para lembrarmos do Aloísio”, disse.

 

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti também saudou a iniciativa. “Esta academia ao ar livre é uma conquista de todos nós, que trabalhamos em parceria pela inclusão de todos”, afirmou a secretária.

 

Os aparelhos de academia ao ar livre para pessoas com deficiência não só possibilitam a prática de exercícios por pessoas com mobilidade reduzida, como permitem a inclusão e socialização de adultos e crianças cadeirantes aos espaços de exercício.

 

Também estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Marcos Thomazo; os diretores da secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Sidney Rosalino e Nilson Garcez, que cantaram uma música para lembrar o homenageado; o diretor José Roberto Gianlourenço, representando o secretário Márcio Marino; o diretor do Procon, Joner Nery; Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto; o presidente da ONG-MID, Sivaldo Rodrigues, além dos familiares do homenageado, Artur e Elisa Passos, pai e mãe; os irmãos Heliziane e Augusto Antunes Passos e demais familiares.

 

(12/12/2016)