Economia Solidária lança Bazar Solidário PDF Imprimir E-mail

altCom apoio da Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, teve inicio nesta segunda-feira (12), o Bazar Solidário com empreendimentos da Economia Solidária. O Bazar funcionará de segunda a sábado das 8h às 18h, junto ao Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza”, ao lado do Banco do Povo na Rua José Bonifácio, 889 no Centro.

 

Para o Secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Antonio Ribeiro, o bazar além de promover o artesanato, somar às ações já desenvolvidas em prol dos empreendimentos da Economia Solidária, como a feira-permanente da Praça XV a comercialização de produtos orgânicos dos empreendimentos rurais em feiras livres e o apoio a coleta seletiva, fomentando e ajudando os empreendimentos.

 

Sobre a Economia Solidária:

A Economia Solidária é uma forma de organização dos diversos espaços da vida sob uma lógica diferente na forma de produzir, comercializar e consumir. Parte de princípios de cooperação, democracia, relação responsável com o meio ambiente, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros.

 

A Economia Solidária pressupõe uma mudança de valores na geração de Emprego e Renda onde todos os trabalhadores organizados coletivamente, em cooperativas, associações, empresa autogestionável ou recuperadas e grupos de produtores, são ao mesmo tempo trabalhadores e donos do próprio negócio decidindo democraticamente o que produzir, como produzir e como comercializar, tendo como meta a valorização do trabalho e a promoção da dignidade em um projeto sustentável e de enfrentamento a exclusão social.

 

Fazem parte da Economia solidária, o poder público, as organizações de fomento, cooperativas de crédito e clubes de trocas entre outros.

 

(13/12/2016)