Pró-Memória e IPHAN entregam obras de acessibilidade e ampliação da Estação Ferroviária PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, entregou nesta terça-feira (20), na Estação Ferroviária de São Carlos, as obras do programa “Estação cultura para todos: acessibilidade e ampliação de práticas culturais”. A obra é fruto de um convênio assinado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SP).

 

O convênio assinado em 2013 possibilitou a adequação de áreas de guarda do Arquivo Público e Histórico (APH-FPMSC), a criação de salas de ação educativa e oficinas e diversas adaptações do prédio aos portadores de necessidades especiais, como reforma da garagem e instalação da oficina de marcenaria, reforma dos sanitários da plataforma da estação e criação de um banheiro acessível, reforma de áreas de guarda do APH-FPMSC para a criação de salas de ação educativa, instalação de estantes deslizantes em áreas de guarda do APH-FPMSC, construção de rampa de acesso com cobertura à plataforma da estação, reforma e adequação de calçada da estação para acessibilidade e a instalação de piso acessível na área do Jardim da Estação.

 

Em 2017, ainda estão previstas as instalações de piso tátil na plataforma da estação e de um mapa tátil, atendendo necessidades dos visitantes com deficiência visual.

 

As ações envolvidas no projeto qualificaram todo o espaço físico da estação, permitindo o aumento da frequência de público e o processo de revitalização das áreas de entorno. A estação ferroviária de São Carlos, que já era um espaço de interesse da população local e dos visitantes, passou a um novo estágio de conforto e fruição, tornando-se um centro cultural acessível e aberto a diferentes públicos.

 

A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, da arquiteta da superintendência do IPHAN-SP, Carolina Dal Bem Padua, da advogada da superintendência do IPHAN-SP, Andressa Cyrillo, da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Aline Sato, servidores da Fundação Pró-Memória envolvidos no projeto, servidores públicos municipais e convidados.

 

“Quero agradecer a parceria com o IPHAN, prefeitura e a todos os envolvidos nesta conquista que amplia ainda mais o acesso das pessoas na Estação Ferroviária em seus atrativos históricos e culturais. É o resultado de mais um trabalho digno e moral, que marcou o nosso governo”, concluiu o presidente da Fundação Pró-Memória, Luiz Carlos Triques. 

 

(21/12/2016)