SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CIÊNCIA E TECNOLOGIA LANÇA PROGRAMA DE ECONOMIA DE ENERGIA PDF Imprimir E-mail

 

alt

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Profº Drº José Galizia Tundisi, se reuniu na manhã desta sexta-feira (24), no Paço Municipal, com representantes das demais secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros e do Rotary para lançar o programa de economia de energia nos prédios públicos municipais.

 

O programa prevê medidas simples como utilizar melhor a luz do sol, apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados, evitar acender lâmpadas durante o dia, manter portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado, desligar o monitor do computador quando não estiver usando, já que o monitor é responsável por 70% do consumo de energia do equipamento, entre outras medidas.

O programa tem um papel importante não só na redução do consumo de energia, mas também na emissão de gases do efeito estufa, além do impacto na geração de CO2. É importante lembrar que um quilowatt de energia produzida no Brasil gera muito CO2, lembrou José Galizia Tundisi.

 

O secretário ressaltou que pequenas mudanças de atitude podem ser significativas e que os professores também poderão dar algumas dicas aos seus alunos sobre essas atitudes.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, também vai fazer um trabalho com 50 famílias voluntárias para que diminuam o consumo de energia com medidas simples.

 

LED– Tundisi anunciou a instalação de um conjunto de lâmpadas de LED na praça do Cemitério Nossa Senhora do Carmo. “Já estamos em entendimento com a R20, Regions of Climate Action, uma organização internacional que desenvolve projetos com baixa emissão de carbono, e que vai nos ajudar na instalação de LED. Vamos iniciar com uma demonstração na praça do cemitério. Com isso a população vai conhecer esse tipo de iluminação em espaços públicos”, finalizou o secretário.

 

R20 - A ONG, que tem como fundador o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, assinou um Memorando de Entendimento, a fim de promover projetos e iniciativas de economia sustentável no Brasil. Criada em 2010, com apoio da ONU, a R20 ajuda Estados, províncias, regiões e governos em todo o mundo a desenvolver e aplicar projetos voltados para a economia sustentável.

 

(23/06/2017)