PREFEITURA ACOLHE IDOSOS DO CANTINHO DE LUZ PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, concluiu nesta sexta-feira (17), a transferência dos idosos do Abrigo de Idosos Cantinho de Luz. Os últimos quatro idosos foram transferidos durante a manhã, para uma clínica especializada.

 

Mesmo com a oferta da Prefeitura de aumentar o repasse e fazer o pagamento em dia, a direção da Instituição decidiu pelo encerramento das atividades. “Nós tentamos falar com direção do Cantinho de Luz, pensamos em muitas possibilidades para não deixar o espaço fechar, mas apesar das tentativas, eles se posicionaram pelo fechamento do acolhimento. A Prefeitura ficou responsável em acolher 14 idosos, com idade entre 60 e 85 anos, a maioria sem família. Um foi acolhido pela família, 9 pelo Cantinho Fraterno e 4 foram para uma Clínica Especializada”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

Para viabilizar a transferência, uma equipe técnica da secretaria de Cidadania e Assistência Social passou alguns dias no Cantinho de Luz para avaliar a situação de saúde e de vida desses idosos. “Nós precisávamos entender como essas pessoas viviam para dar o melhor encaminhamento. São pessoas que precisam ser cuidadas, tanto na parte de saúde como nas atividades diárias”, disse Glaziela. 

 

Segundo a secretária, todo o processo de transferência foi realizado com cuidado e respeito para que os idosos entendessem essa mudança. “É uma casa nova, depois de muitos anos. Nós tivemos muito cuidado com a documentação e com os pertences pessoais. Explicamos o que estava acontecendo, para que eles entendessem o que estava acontecendo”.

 

No Cantinho Fraterno, os idosos foram recebidos com festa. “A maior necessidade é a interação, o bom trabalho, o carinho. Aqui não vai faltar amor. Agora estamos com 47 idosos e vamos trabalhar a todo vapor, com ajuda da sociedade”, afirmou a presidente do Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, Cintia Confella.

 

A Prefeitura fará o repasse de recurso ao Cantinho Fraterno. Mas a Instituição está aberta a doações. “Todos os tipos de doação são aceitas, seja financeira, alimentação e roupas. Vamos completar 95 anos e a manutenção do Cantinho por todos esses anos só foi possível graças às doações que a sociedade faz”, completou Cyntia Confella.

 

Por motivo de saúde, quatro idosos foram encaminhados para uma Clínica. “É um grupo de pessoas que não atendia alguns critérios e por isso foram para a Clínica, mas eles vão ficar juntos”, afirmou Glaziela Solfa. 

 

Cantinho de Luz- O Núcleo “Os Guardiões do amor”, o Cantinho de Luz, anunciou no final de janeiro, a paralisação do atendimento. A entidade justificou não ter como atender ao pedido da justiça para adequação do espaço físico, condição necessária para continuar de portas abertas. Em uma visita a instituição, o prefeito Airton Garcia ofereceu uma revisão orçamentária para que o atendimento fosse mantido, mas não houve acordo.