SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN PDF Imprimir E-mail

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizada no próximo sábado (18), das 9h às 12h, na Praça do Mercado Municipal, uma série de atividades.

 

O evento contará com a participação das entidades que atendem pessoas com deficiência, contará com apresentação da banda da APAE, com apresentação de fantoches, orientação jurídica realizada pelos alunos da UNICEP, atividades de sensibilização (cadeiras de rodas, bengalas e muletas) e informações e divulgação do Cartão Mais Acesso,instituído por meio da Lei Municipal 17.825/16, serve como instrumento comprobatório da condição de deficiência do seu titular, para que ele possa usufruir de direitos garantidos por lei na cidade, simplificando o acesso da pessoa com deficiência em locais públicos e privados.

 

A data foi estabelecida em 2006 e amplamente divulgada com a finalidade de chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. A ideia é reduzir a origem do preconceito, que é a falta de informações correta.É combater o mito que teima em transformar uma diferença num rótulo.

 

Dentre os 365 dias do ano, o 21/3 foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com 3 exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, coordenada pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

 

(16/03/2017)

 
 

Menu Notícias

SIM Online