SÃO CARLOS VAI SEDIAR OFICINA DE ESTIAGEM PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Defesa Civil, sediará, em maio, a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE).  O encontro visa capacitar agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

 

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Amarildo Calegari, a oficina prepara o agente da Defesa Civil para uma maior proatividade. “Estamos em uma região que sofre muito com a estiagem. A realização da oficina, além de preparar o agente, é um importante meio de divulgação para o combate as queimadas”.

 

Na oficina, serão discutidos temas como Operação Corta-Fogo, combate ao Aedes Aegypti, solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

 

Representantes de 26 municípios da região vão participar da oficina, que acontece pela primeira vez em São Carlos. “Essa oficina é feita anualmente. E será feita em São Carlos pela primeira vez, colocando a cidade em destaque na área da defesa civil, uma área que nós estamos retomando. Realizar e participar de eventos como esse auxilia na busca de recursos federais, pois quando buscamos recursos, temos que mostrar o interesse na área, em implantar projetos que resolvam não só problemas ligados às áreas de riscos, com também na área preventiva”, afirmou Samir Gardini, diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo.

 

Os municípios que comprovadamente participarem do treinamento terão pontos no Programa Município VerdeAzul e receberão um Kit Estiagem. O kit contém 5 abafadores para incêndio, 2 bombas “Costal Flexível”, 5 pares de luvas de raspa, 2 enxadões; 5 facões com bainha, 5 óculos, 2 lanternas e cantis.   

 

A Oficina será realizada no dia 16 de maio, no auditório do Paço Municipal, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros. 

 

(18/04/2017)