PREFEITURA VAI REALIZAR CENSO PARA IDENTIFICAR MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail

Realizar um trabalho além do acolhimento ou oferta de alimentação, discutir políticas, ações, estratégias, serviços e benefícios socioassistenciais, garantir dignidade no atendimento da população em situação de rua na cidade de São Carlos. Esse foi o tema da reunião realizada nesta quinta-feira (27), na Prefeitura de São Carlos com representantes das secretarias municipais de Governo, Cidadania e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e Saúde, com o objetivo de dar início à construção de um protocolo de atendimento a esses moradores.

 

O protocolo prevê inicialmente a realização de um censo para identificar quantos moradores em situação de rua realmente vivem em São Carlos. Dados da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social registram que atualmente cerca de 40 pessoas frequentam o Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP), que realiza o acolhimento e promove a inserção em atividades coordenadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

No Centro POP os moradores em situação de rua recebem, também, café da manhã, almoço e lanche da tarde, participam de cursos e capacitações, além de poder fazer a higiene pessoal e usar o guarda-volumes.

 

As propostas e a definição de novas diretrizes serão discutidas em novas reuniões. O próximo encontro acontece no dia 5 de maio.

 

(27/04/2017)