CAMPANHA CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ DIA 23 PDF Imprimir E-mail

altA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até o próximo dia 23 de junho no estado de São Paulo. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde era de que a imunização fosse encerrada na última sexta-feira (9). Além de prorrogar o prazo para a imunização, foram incluídos no grupo prioritário pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos.

 

A Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos informou que 45.956 pessoas já foram vacinadas contra a gripe na cidade. A cobertura vacinal do município hoje é de 64,14% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde)

 

Entre os chamados grupos prioritários a maior cobertura foi dos idosos (60 anos ou mais) contabilizando 21.460 doses aplicadas (77,34%). Entre as crianças já foram aplicadas 4.906 doses, entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 4.446 pessoas. Foram vacinados ainda 11.240 doentes crônicos, 1.201 gestantes, 1.740 professores, 169 pessoas entre a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, 205 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 73 indígenas e 516 de outros grupos.

 

De acordo com Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, a inclusão das pessoas entre 55 e 59 anos na campanha é porque essa faixa etária também apresenta risco de complicações. “Além de apresentar maior prevalência de doenças crônicas, essa faixa etária apresenta índices altos de internações por complicações como, por exemplo, pneumonia”.

 

Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários(crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas), mas também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal e agora as pessoas entre 55 e 59 anos de idade.

 

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.

 

Em São Carlos a rede pública de saúde disponibiliza, ainda, 12 mil doses da vacina contra a gripe.

 

(12/06/2017)