DESENVOLVIMENTO E EMPREGABILIDADE NO COMÉRCIO FORAM DEBATIDOS NA CASA DO TRABALHADOR PDF Imprimir E-mail

alt

 

As dificuldades de desenvolvimento enfrentadas pelo comércio na região central da cidade e a empregabilidade foram os principais temas debatidos nesta terça-feira (20), no auditório “Wilson Wady Cury” na Casa do Trabalhador, durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Emprego que também abriu a série de reuniões setoriais agendadas pela Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda e aprovadas pela Comissão.

 

Além do setor do comércio a CME com formação tripartite (reúne representantes dos sindicatos dos trabalhadores, sindicatos dos empregadores e área governamental), quer debater também as dificuldades enfrentadas pelos setores da indústria, prestação de serviços e agropecuário para definir ações que promovam o desenvolvimento e visem a geração de empregos.

 

A reunião setorial do comércio teve a participação dos vereadores Moisés Lazarine e Edson Ferreira, de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), dos sindicatos Varejista/Sincomércio, Empregados no Comércio de São Carlos e Região, Bares, e Hotéis de São Carlos, Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentos Preparados e Bebidas a Varejo de São Carlos e Região, Intersindical, Frentistas, Serviços Contábeis/Associação dos Contabilistas.

 

Entre as dificuldades apontadas pelos participantes foi sugerida a necessidade de se administrar os pontos de conflito gerados pela falta de avanço na regulamentação e ajustes das legislações que regulamentam as ações do comércio, abertura do calçadão da rua General Osório, parcerias, vendedores ambulantes, fluxo e/ou falta de movimento, inatividade no período noturno, iluminação, segurança, criação de eventos, exploração do potencial turístico e atrações culturais do município, desenvolvimento de atrativos e estímulo ao comércio no Mercado Municipal, comércio na região alta do calçadão, entre outras estratégias.

 

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomércio, elogiou a iniciativa da reunião setorial da CME. “Eu estou a frente do Sincomércio há vários anos. É a primeira vez que estamos discutindo o assunto setorialmente falando. Temos alguns compromissos e falhas que precisam ser corrigidas, a modernização começa pela revitalização e o calçadão não vai perder a sua característica de calçadão. Vai abrir o leito carroçável, sobrar uma grande área para circulação e nas datas especiais dos dias das mães, Natal, pais e crianças será fechado para os consumidores andarem tranquilamente”, explicou Gullo.

 

Antonio Lopes Bastos do Sindicato dos Comerciários ressalta que “foi uma reunião positiva, com respeito entre empregadores e empregados, com transparência com discussões e sugestões que podem contribuir para a conquista de novos empregos”, disse.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda e presidente da CME, Walcinyr Bragatto, explica que "a cada reunião feita com os setores produtivos a CME se reúne uma semana depois e avalia tudo o que foi trazido pelos agentes. Além do diagnóstico vamos ter ações, discussão de propostas, de encaminhamentos de cada setor tripartite, vamos fazer isso com muito critério. Um diagnóstico bem feito vai dar a perspectiva de acertarmos também nas medidas que devem ser adotadas”, ressaltou Bragatto.

 

(20/06/2017)