EMPREGO FORMAL VOLTA A CRESCER EM SÃO CARLOS NO MÊS DE MAIO PDF Imprimir E-mail

 

alt

 

São Carlos voltou a gerar saldo positivo de empregos. Em maio de 2017 foram criadas 251 vagas de emprego na cidade, resultado de 2.279 admissões e de 2.028 demissões. Os números de emprego têm como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

O último mês em que a economia de São Carlos gerou empregos com carteira assinada e variação absoluta positiva foi fevereiro deste ano, quando foram criadas 228 vagas de emprego, resultado de 2.100 admissões e da perda de 1.872 postos de trabalho. A variação absoluta de empregos em São Carlos registrou a perda de 253 postos de trabalho em março e de 187 em abril, se recuperando agora no mês de maio.

 

O setor de construção civil foi o que mais gerou empregos formais em São Carlos no mês de maio: 152, resultado de 340 admissões e de 188 demissões, considerando um total de 656 estabelecimentos e 2.720 empregados formais. A área de serviços industriais foi o segundo setor em criação de vagas (87), seguido do setor de serviços com 45 novos postos de trabalho e comércio 40. O setor com maior registro de demissões foi a indústria de transformação com perda de 77 empregos formais.

 

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, como era previsto, há uma perspectiva de estabilização na diminuição das perdas de vagas de trabalho ocorridas em 2016 que entrou com saldo negativo também neste ano. Avalia o saldo de 251 novos empregos em maio como positivo com estabilização leve, não tão acentuada como se deseja, mas que já sinaliza nos próximos meses, até o final do ano, fechamento com saldo positivo de empregos.

 

Pela análise feita desde o início do ano o setor de construção civil tem uma perspectiva de reaquecimento, voltar a crescer, exatamente o setor que mais gerou empregos no mês de maio. Prevendo isso em seu planejamento, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, já agendou no mês de julho cursos de formação profissional nesta área em parceria com o Governo do Estado, pelo programa Via Rápida Emprego: um curso na área de pintura e outro de eletricista, que visa formar mão de obra para um mercado que se mostra emergente na cidade de São Carlos.

 

Estamos fazendo um trabalho conjunto entre as secretarias neste inicio de gestão, nós temos ainda um tempo para poder ajustar as secretarias colocar a casa em ordem conseguir modificar os planos de trabalho que não estavam funcionando até o ano passado. A Secretaria Municipal de Habitação na proposta do secretário Giulliano Cardinalli, com o trabalho que vem realizando, acredito que nos próximos meses deverá avançar também na facilitação da gestão dos processos, na instalação de novos empreendimentos, isso vai dar um crescimento ainda maior no setor de construção civil no segundo semestre. Estamos olhando para o mercado e vamos focar pela Secretaria de Trabalho na qualificação profissional, oferecendo cursos pela secretaria e em parceria com o SENAC, SENAI, Fundação Educacional São Carlos e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e das Relações do Trabalho para a recuperação da economia e geração de novos empregos em nosso município”, disse Bragatto.

 

Sine São Carlos – Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em São Carlos, no mês de maio de 2017, por meio da Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, responsável pelo atendimento dos trabalhadores com cadastro de Intermediação de Mão de Obra (IMO), emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Habilitação de Seguro Desemprego (SD), foram encaminhadas ao empregador 857 pessoas, inscritas novos 254 trabalhadores, emitidas 112 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e emitidas 187 requisições de Seguro Desemprego (SD), num total de 5.000 pessoas atendidas, média de 227 pessoas por dia durante os 22 dias úteis de maio de 2017.

 

Desde o início do ano a Casa do Trabalhador de São Carlos atendeu 25.247 trabalhadores, sendo 1.684 inscritos no cadastro, 4.418 encaminhamentos ao empregador, captação de 412 vagas, 1.368 requisições de seguro desemprego e emissão de cerca de 600 Carteiras de Trabalho e Previdências Social (CTPS).

 

(21/06/2017)