CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE SE ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

 

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até esta sexta-feira (23) para procurar uma unidade de saúde e se vacinar contra a gripe. A Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos informa que 52.392 pessoas já foram vacinadas contra a gripe. A cobertura vacinal do município é de 68,07% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde).

 

Entre os chamados grupos prioritários, aponta o balanço, a maior cobertura foi entre os idosos (60 anos ou mais) contabilizando 23.920 doses aplicadas (79,59%). Entre as crianças já foram aplicadas 5.967 doses (47%), entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 4.782 pessoas (61,04%). Foram vacinados ainda 13.862 doentes crônicos, 1.343 gestantes (56,26%), 2.094 professores, 169 pessoas entre a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, 246 mulheres até 45 dias após o parto - puérperas (62,76%), 91 indígenas e 548 de outros grupos.

 

Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários, mas também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares, federais e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal.

 

No Estado de São Paulo já havia sido incluídos também os seguintes grupos:pessoas entre 55 e 59 anos de idade, Ministério Público (Promotor), Procuradoria Geral (Procurador), Defensoria Pública, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos e crianças, auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino básico e superior, funcionários das creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduo. A VIGEP de São Carlos informa ainda que considerando o quantitativo de vacinas disponíveis, também podem tomar a vacina contra a gripe as pessoas entre 50 e 54 anos de idade, motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário (deverão apresentar crachá ou holerite) e motoristas de táxi  (deverão apresentar crachá).

 

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente. 

 

(22/06/2017)